Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Brasil tem 34.132 pacientes recuperados do coronavírus, diz Saúde

Publicada por: Liliane Alves
Fonte: Metropóles


Brasil tem 34.132 pacientes recuperados do coronavírus, diz Saúde Foto: Reprodução
De acordo com as informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, na tarde desta quarta-feira (29/04), sobre a situação do coronavírus no Brasil, 34.132 pessoas já são consideradas recuperadas da Covid-19 no país.
O número representa 44% do total de 78.162 pacientes diagnosticados com a doença.A pasta afirma ainda que 38.564 (49%) casos estão em acompanhamento no momento, e 5.466 (7%) faleceram em decorrência da infecção provocada pelo Sars-CoV-2 – 1.452 óbitos ainda estão sendo investigados para Covid-19.

Coronavírus: Pesquisa estima que Teresina tem 7.690 casos e jovens propagam mais o vírus



O prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), divulgou os números das duas primeiras pesquisas de amostragem feitas para melhor avaliar o cenário de infectados pelo novo coronavírus na cidade. O resultado estima que cerca de 7.600 pessoas estavam com o vírus na capital até o dia 26 de abril. 
As pesquisas foram feitas pelo Instituto Opinar e serão repetidas nos dois próximos finais de semana, como forma de avaliar melhor o cenário, tendo em vista a falta de testes para toda a população. 
PUBLICIDADE
Veja a apresentação das duas pesquisas na íntegra
Os resultados abrangem pessoas que foram infectadas nos sete dias anteriores ao teste rápido - ou seja, quem foi entrevistado no dia 26 de abril deve ter contraído no coronavírus por volta do dia 19. 
A primeira pesquisa foi feita entre os dias 16 e 19 de abril, quando Teresina tinha 41 casos confirmados oficialmente. A estimativa é de que existissem 4.843 pessoas infectadas - 118 vezes o valor atestado por exames. 
Artes: Prefeitura de Teresina
Na segunda pesquisa, entre 24 e 26 de abril, quando a capital contava com 122 casos confirmados, a estimativa apresentada pelo instituto Opinar é de que 7.697 pessoas estivessem com o novo coronavírus - 63 vezes mais que os dados oficiais. Nesta etapa, a Prefeitura acredita que o aumento da testagem reduziu a subnotificação dos casos. 
Foram 900 pessoas entrevistadas em cada pesquisa, em todas as regiões da capital. O índice de confiança é de 95% e a margem de erro é de 2,31%.  

Cenários da pesquisa
Com base nos números obtidos, o instituto Opinar fez três projeções para a quantidade real de infectados pelo novo coronavírus até 26 de abril. No cenário otimista, seriam 2.384. No pessimista, 12.991. A possibilidade mais realista, de acordo com a pesquisa, é de 7.697 pessoas com o vírus. 

Maioria na zona Leste e mais jovens
A pesquisa apontou que a maioria dos infectados em Teresina tem entre 15 e 34 anos de idade (54%), faixa etária menos vulnerável a complicações da Covid-19, mas que pode transmitir o vírus para pelo menos outras duas pessoas, multiplicando o número de casos na capital. 


Entre os que tiveram teste positivo, a maioria está na zona Leste de Teresina (38%), seguida pela zona Sudeste (23%). Todas as regiões tiveram casos confirmados nas duas pesquisas, e apresentaram crescimento desse número na segunda etapa.  
A testagem aleatória também identificou pessoas com asma, pressão alta e obesidade que estavam com o coronavírus - todas essas são comorbidades que podem complicar o estado de saúde do paciente em caso de infecção. 
O resultado do trabalho feito pelo instituto também detectou que profissionais liberais e funcionários públicos estão com percentual de casos positivos além do que representam essas categorias no total da população teresinense. 


Casos confirmados
Os testes positivos da pesquisa já estão contabilizados nos dados divulgados diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) e Ministério da Saúde. 

Todas as pessoas entrevistadas aleatóriamente, inclusive as que testaram positivo - 13 no total - receberam os telefones para entrarem em contato com a Fundação Municipal de Saúde e buscarem a orientação necessária para o tratamento da Covid-19. 
Medidas
O prefeito Firmino Filho apresentou os dados da pesquisa em videoconferência para a imprensa, na noite desta quarta-feira (29), e deixou as respostas das perguntas feitas por jornalistas para a equipe técnica. Não foram anunciadas medidas que tenham sido tomadas com base no resultado das pesquisas. 

Fábio Lima
redacao@cidadeverde.com

Criminosos reviram banco na zona Norte de Teresina durante arrombamento na madrugada

A Caixa Econômica Federal da Avenida Duque de Caxias, bairro Primavera, na zona Norte de Teresina, foi alvo de criminosos na madrugada desta quinta-feira (30). Os bandidos arrombaram e reviraram a agência. 
No local é possível ver estilhaços de vidro da porta quebrada. A Polícia Militar foi acionada por volta de 4h30. 
"A  gente pode observar que adentraram a agência, reviraram, tombaram cadeiras, quebraram o vidro e nas imediações deixaram vários objetos como peças de computadores. Do que conseguimos observar de fora foi um furto qualificado, mas ao que parece não usaram maçarico, pois não tinha cheiro de fumaça. Aparentemente alguém entrou, arrombou, levou o que podia e saiu. Não podemos entrar porque ainda será feito a perícia", disse o cabo Francisco Carlos. 
O banco permanece isolado e aguarda a chegada dos peritos. O caso será investigado pela Polícia Federal. 
O crime ocorreu próximo do horário em que beneficiários do auxílio emergencial chegaram ao local para formar fila e conseguir sacar o beneficio com a abertura do banco. Agora, os beneficiários terão que se dirigir a outra agência. 


Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com
Com informações Notícia da Manhã

DR. CRISTIANO DARÁ ENTREVISTA NESTA SEXTA 1º DE MAIO AO PROGRAMA A HORA DA VERDADE

O PROGRAMA A HORA DE VERDADE recebe pela segunda vez para uma entrevista DR. CRISTIANO BRITO. Será nesta sexta-feira 1º de Maio a partir das 13:00 pela Rádio TROPICAL FM 87.9 Você pode acompanhar pelo Canal do EUDES ALVES no YOUTUBE ou pelo Aplicativo RADIOS NET. 

EM MEIO A PANDEMIA VEJA QUANTO A SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PRETENDE GASTAR




Vivemos uma crise nunca vista antes com a Pandemia da COVID-19 e os estados e municípios se aproveitam da situação decretando estado de emergência ou calamidade para que posam realizar gastos sem a necessidade de licitações. já que o próprio Tribunal de Contas dos Estados dá essa brecha para que gestores façam o que quiserem com o dinheiro público. 

Em meio a essa crise do CORONA VÍRUS a Secretária de Assistência Social de Cocal Aprovou seu PLANO DE APLICAÇÕES DOS RECURSOS DO FUNDO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. VEJA A PREVISÃO COM O QUE SERÁ GASTO

Cocal abre chamada pública para compra de alimentos da agricultura familiar

O Campus Cocal publicou nesta segunda-feira, 27, edital de chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural. A ação faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Confira os documentos:

Edital
Projeto básicoProjeto de venda (fornecedor individual)Projeto de venda (grupo informal)Projeto de venda (grupo formal)Declaração de origem dos produtosInterposição de recursoContrato

Governo avalia aquisição de respirador produzido no Piauí

Publicada por: Bruna Sampaio
 R10

Governo avalia aquisição de respirador produzido no Piauí Foto: Divulgação|Ccom
A startup piauiense Tron, em parceria com a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), apresentou ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), um protótipo de respirador mecânico pulmonar, de baixo custo, feito com materiais acessíveis e que opera em diversos modos respiratórios.
O projeto segue as normas da Associação Brasileira de Medicina e recebeu um feedback positivo da equipe médica do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que acompanharam a demonstração do equipamento.
O projeto do professor dr. em Física, Gildário Lima, foi apresentado aos profissionais da saúde no HGV nessa segunda-feira (27). “Esse é um projeto robusto, sofisticado, de baixo custo e feito com materiais acessíveis. Ele é capaz de trabalhar nos diversos módulos respiratórios. E para melhorar ainda mais a eficiência do nosso produto, estamos, nessa oportunidade, ouvindo os especialistas e dessa forma vamos adequá-lo à demanda exigida. Esse projeto é aberto para fins filantrópicos, qualquer pessoa que queira produzir para doar vai ter acesso a toda documentação”, explica Gildário.
“Esse aparelho está fazendo com que o nosso estado passe a frente em produzir essa tecnologia nesse momento de crise”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, apontando a importância de ter um produto desenvolvido no Piauí, o que trará mais celeridade e rapidez para a sua aquisição.
Para poder ser comercializado, os respiradores terão ainda que passar por aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A equipe formada por fisioterapeutas e médicos do HGV presente na apresentação avaliou o protótipo como eficiente e vantajoso para este momento da pandemia.
O presidente da Fespiserh, Pablo Santos, avalia o projeto como inovador e totalmente viável para agilizar a aquisição de equipamentos para o enfrentamento à Covid-19. “O protótipo atende às necessidades iniciais das UTIs voltadas ao tratamento de pacientes com Covid, como suporte respiratório, com um baixo custo e valorizando uma empresa piauiense. É uma alternativa muito pertinente”, comenta o gestor.

Fonte: Ccom

Grávida com covid-19 é submetida a cesárea de emergência no Piauí

Publicada por: Francine Dutra
 R10


Grávida com covid-19 é submetida a cesárea de emergência no Piauí Foto: Catarina Costa
O município de Palmeirais registrou o primeiro caso de coronavírus. A paciente é uma mulher grávida de 39 anos, residente da zona rural da cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Palmeirais, a mulher deu entrada ao hospital local na última quinta-feira (23) e logo em seguida foi encaminhada à UTI da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, por se tratar de um caso com gravidez.
A paciente foi submetida a uma cesárea de emergência no sábado (25). O quadro de saúde dela é estável e segue internada na UTI, em uma ala exclusiva para pacientes com Covid-19. Já o bebê não foi infectado pelo vírus, passa bem e segue com acompanhamento na unidade, sem previsão de alta.
A Secretaria esclarece ainda  que não é possível afirmar onde a paciente foi infectada pelo vírus. Ela começou a sentir os sintomas ainda em Palmeirais, no entanto, o caso segue em investigação.
No Piauí, ja foram registrados 454 casos de infectados pelo novo coronavírus de acordo com o novo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). O estado também chegou a 24 mortes.

Estudo estima que 61% da população do Piauí está apta para auxílio emergencial

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com
Pouco mais de dois milhões de pessoas, cerca de 61% da população do Piauí, estão aptas para receber o auxílio emergencial do Governo Federal, concedido para amparar economicamente os brasileiros durante a pandemia da Covid-19. 
O dado consta no boletim "O Mercado de Trabalho Piauiense no Contexto do Coronavírus", um levantamento feito pela Superintendência de Pesquisas Econômicas e Sociais - antiga Fundação Cepro - da Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí.
O estudo estima o número de desocupados, empregados informais e trabalhadores por conta própria, grupos abraçados pelo auxílio emergencial, de acordo com a Lei 13.982. No total, seriam 2.014.018, de um total de 3.273.227 habitantes em todo o Piauí. 
O levantamento leva em conta dados do Ministério da Cidadania, que em dezembro de 2019 contabilizava 1.933.851 pessoas que integram famílias cadastradas no CadÚnico - 59,1% da população do estado é beneficiada por programas sociais do Governo Federal.
Além disso, 80.167 pessoas no Piauí eram cadastradas como Microempreendedores Individuais (MEI), até abril de 2020 - número obtido no cadastro do Simples Nacional na Receita Federal. 

Arte: Superintendência de Pesquisas Econômicas e Sociais

Auxílio no lugar do Bolsa Família
O boletim da Cepro também aponta que 97% das famílias cadastradas no Bolsa Família no Piauí tiveram o benefício suspenso e passaram a receber o auxílio emergencial, cujo valor de R$ 600 supera o pago pelo programa federal. 

Até abril de 2020, eram 453.230 famílias piauienses inscritas no programa. Dessas, 440.555 passaram a receber o auxílio emergencial, segundo o boletim da Cepro - um total de 1.347.846 milhões de pessoas. 

Arte: Superintendência de Pesquisas Econômicas e Sociais

Fábio Lima
redacao@cidadeverde.com

Pesquisadores no Piauí desenvolvem respirador de baixo custo










Pesquisadores no Piauí desenvolveram um respirador mecânico de baixo custo que pode auxiliar no tratamento de pacientes com a covid-19. O pesquisador Gildário Lima, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), explica que o ventilador terá custo de produção de aproximadamente R$ 6 mil enquanto equipamentos industriais são vendidos a partir de R$ 50 mil.

"Esse ventilador parte de princípios coerentes, apresenta estabilidade, resistência e está pronto para ser submetido aos testes de liberação e fabricação", explica o pesquisador.

O respirador pode ser usado em crianças e adultos, inclusive, em pacientes com sobrepeso. O ventilador tem outras vantagens como sensores de fluxo, pressão, saturação de oxigênio, além de possuir integração com telemedicina, inteligência artificial e contar com perfis para ventilação assistida e controlada.

Foto: Gelson Catatau/ TRON



Com a estabilização, o protótipo segue para a fase de aperfeiçoamento, documentação e aprovação na Anvisa.

A startup de Robótica TRON, com o apoio da UFDPar, UFPI, SESC PI, SESC MG e FIEPI, pretende fabricar 1 mil respiradores para doação com apoio de parceiros e investidores, entre esses o Governo do Estado do Piauí. O projeto terá documentação aberta para fins filantrópicos.

Foto: Gelson Catatau/ TRON




Graciane Sousa
gracianesousa@cidadeverde.com

Aprovado e bloqueado: 360 mil não sacaram R$ 600. Veja a solução

Publicada por: Redação Fala Nordeste
Fonte: Metropóles



Aprovado e bloqueado: 360 mil não sacaram R$ 600. Veja a solução Foto: Reprodução
Alguns trabalhadores aptos a receber o auxílio emergencial de R$ 600, que informaram possuir contas bancos que não a Caixa Econômica Federal, estão com dificuldades para receber o benefício.O auxílio foi aprovado para essas pessoas, e o aplicativo informa que o crédito foi realizado. Contudo, ao abrir a conta, nada dos R$ 600 prometidos. Ao Metrópoles, a Caixa informou que essa situação atingiu ao menos 360 mil pessoas. E trata-se de um descolamento entre os dados presentes na base do banco estatal e aqueles presentes nas contas destino. Como solução, a Caixa informa ter criado contas poupança específicas para essas pessoas nos seus próprios canais para que eles possam receber.
A inconsistência ocorre por causa de informações repassadas ou cadastradas de maneira errada, a depender de cada caso, destacou o banco.O auxílio foi aprovado para essas pessoas, e o aplicativo informa que o crédito foi realizado. Contudo, ao abrir a conta, nada dos R$ 600 prometidos. Ao Metrópoles, a Caixa informou que essa situação atingiu ao menos 360 mil pessoas. E trata-se de um descolamento entre os dados presentes na base do banco estatal e aqueles presentes nas contas destino. Como solução, a Caixa informa ter criado contas poupança específicas para essas pessoas nos seus próprios canais para que eles possam receber.
O cliente poderá também efetuar saque em espécie sem cartão nos caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui dos valores creditados.
Para evitar aglomerações por causa da pandemia do novo coronavírus, a Caixa decidiu escalonar a liberação do saque em dinheiro, conforme o calendário a seguir: segunda-feira (27/04) – nascidos em janeiro e fevereiro; terça-feira (28/04) – nascidos em março e abril;  quarta-feira (29/04) – nascidos em maio e junho; quinta-feira (30/04) – nascidos julho e agosto; segunda-feira (04/05) – nascidos em setembro e outubro; terça-feira (05/05) – nascidos em novembro e dezembro
Versão dos bancos
Procurado, o Banco do Brasil (BB) informou que tem realizado regularmente os créditos nas contas de seus clientes. “O BB também disponibiliza em seu site a consulta aos respectivos clientes que receberam o Auxílio Emergencial”, completou, em nota. Para verificar o direito ao recebimento do auxílio emergencial no Banco do Brasil, o cliente é orientado a consultar o site (acesse aqui). “Informações adicionais devem ser consultadas no App Caixa Auxílio Emergencial”, finalizou. O banco Bradesco também foi procurado, mas não retornou. O espaço continua aberto.

terça-feira, 28 de abril de 2020

CONFIRA OS BOLETINS ATUALIZADOS SOBRE CASOS DE CORONA VÍRUS EM COCAL E COCAL DOS ALVES 28 DE ABRIL 2020




Secretaria Municipal de Saúde de Cocal atualizou o boletim de casos de Covid - 19 no município, Cocal volta a ter 2 casos suspeitos 8 notificações e 6 descartados graças a Deus nenhum caso confirmado.
Secretaria Municipal de Saúde de Cocal dos Alves disponibilizou o boletim de casos de Covid - 19 no município são 4 casos suspeitos e 1 caso descartado são 5 notificações Graças a Deus nenhum caso confirmado.

Piauí ultrapassa 400 casos de Covid em 52 municípios; veja a lista



Foto: Geraldo Bubniak/AEN-PR
Atualizada às 8h01 - 28/04/2020
O Piauí ultrapassou a marca de 400 casos confirmados do novo coronavírus. Foram 44 testes positivos no estado, na última segunda-feira (27) - a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) havia divulgado 60 casos confirmados no primeiro boletim do dia, mas a informação foi corrigida no painel epidemiológico do órgão horas depois. 
O número de municípios com pacientes infectados pelo novo coronavírus cresceu para 52. Barras, Corrente, Fartura do Piauí, Monsenhor Gil, Pio IX e Uruçuí entraram na lista. 
Os casos em Teresina subiram de 237 para 271 em apenas 24 horas - foram 34 novos testes positivos entre domingo e segunda-feira. 
Dos novos casos, 1 foi em São Raimundo Nonato, que chegou a 19 no total - e não 35 como havia sido divulgado anteriormente pela Sesapi. Ainda assim, o município é o segundo em testes positivos para o coronavírus, empatado com Parnaíba. 
Também foram registrados dois novos casos em Água Branca, um em Picos e outro em Oeiras. 
Em relação aos dados divulgados no domingo pela Sesapi, foi reduzido um caso de Demerval Lobão. São três pacientes monitorados pelas equipes de saúde do município - o boletim estadual havia divulgado quatro casos por erro no cadastramento de exames, segundo a prefeitura. 


Óbitos
Pela manhã, a Prefeitura de Teresina anunciou a morte de um idoso de 95 anos, com histórico de hipertensão, morador da zona Norte da capital. Ele estava internado no Hospital Universitário. 

É o sexto dia seguido com registro de pelo menos um óbito de paciente infectado pelo novo coronavírus no Piauí. São 21 mortes em um intervalo de um mês: Teresina (9), Parnaíba (3), Piracuruca (2), Bom Princípio, Buriti dos Lopes, Itaueira, São José do Divino, São Francisco do Piauí, Pedro II e Picos (1). 
Internações e altas
A ocupação de leitos continua a crescer. São 158 pacientes internados, sendo 100 em leitos clínicos, 56 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e dois em leitos de estabilização. Até agora, 121 pessoas tiveram alta. 

Fábio Lima
redacao@cidadeverde.com

Sobe para 121 o número de pacientes curados do coronavírus no Piauí

Publicada por: Liliane Alves
 FALAPIAUI


Sobe para 121 o número de pacientes curados do coronavírus no Piauí Foto: Reprodução
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) confirmou mais uma morte por coronavírus no Piauí. Um homem, de 95 anos, hipertenso, residente na zona norte de Teresina e que estava internado no Hospital Universitário.
De acordo com os dados da Sesapi, foram confirmados mais 60 casos de Covid-19 nas últimas 24h, sendo registrados os primeiros casos da doença nos municípios de Barras, Corrente, Fartura do Piauí, Monsenhor Gil, Pio IX e Uruçuí. Com isso, 52 municípios do Piauí passam a ter casos confirmados do novo coronavírus. Dos casos positivos, são 40 mulheres e 20 homens, com idades que variam de 12 anos a 92 anos. O total de casos confirmados no Estado até agora é de 424. O número de mortos é 21.

Anvisa libera testes rápidos para coronavírus em farmácias

Publicada por: Redação Fala Nordeste
Fonte: Metropóles


Anvisa libera testes rápidos para coronavírus em farmácias Foto: Reprodução
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta terça-feira (28/04), por unanimidade, a utilização de testes rápidos para diagnóstico de coronavírus em farmácias. A medida foi aprovada pela diretoria colegiada do órgão temporariamente e em caráter excepcional.
Apesar da liberação, é necessário que haja profissionais capacitados nesses estabelecimentos para realizar os testes. Segundo o diretor-presidente do órgão, Antonio Barra Torres, que foi o relator da questão, a autorização de realização desses testes em farmácias é importante para aumentar o acesso da população ao diagnóstico da doença e ampliar as frentes de detecção do vírus.
O relator destacou que a medida perde a validade automaticamente assim que o Ministério da Saúde suspender o estado de situação de emergência em saúde pública de importância nacional.

Auxílio de R$ 600: 30 milhões não receberam 1ª parcela. Entenda

Publicada por: Redação Fala Nordeste
Fonte: Metropóles

Auxílio de R$ 600: 30 milhões não receberam 1ª parcela. Entenda Foto: Reprodução
Quarenta e um dias após o governo anunciar a proposta, pelo menos 11,2 milhões de brasileiros ainda não receberam a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600, apesar de já estarem autorizados a ganhar o benefício. O número equivale a 22% do total considerado elegível. O pagamento deve ser feito nos próximos dias. Além disso, outros 18,8 milhões de informais aguardam a análise da Dataprev ou precisam revisar os dados apresentados no aplicativo.
Hoje, portanto, há 30 milhões de brasileiros à espera da primeira ajuda para enfrentar esse momento, contrariando o sentido de urgência do benefício. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nessa segunda-feira (27/04), contudo, que poucos brasileiros ainda não receberam o auxílio emergencial.
“Faltam poucas pessoas para serem pagas”, disse o chefe do Executivo, ao se posicionar contra a ampliação do benefício de R$ 600. O projeto que estende o auxílio a outras categorias foi aprovado no Senado, mas precisa de sanção presidencial para começar a valer

Pagamento
A Caixa Econômica Federal efetuou, até a noite dessa segunda-feira (27/04), o pagamento do auxílio emergencial para 39,1 milhões de pessoas. Esse grupo inclui tanto os beneficiados inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) quanto os trabalhadores informais e MEIs que fizeram o cadastro no site ou aplicativo da Caixa. A Dataprev, contudo, considerou aptos os CPFs de mais de 50,3 milhões de pessoas. Assim, 11,2 milhões estão aptos para receber, mas aguardam o pagamento.
A Dataprev, contudo, considerou aptos os CPFs de mais de 50,3 milhões de pessoas. Assim, 11,2 milhões estão aptos para receber, mas aguardam o pagamento.
A Caixa paga nesta terça-feira mais 5,1 milhões de cidadãos, sendo 3,2 milhões de informais. Essas pessoas estavam com o cadastro em análise. A Dataprev enviou o novo lote à Caixa nesse domingo (26/04). Além desses informais, outros 1,9 milhões de brasileiros que estão no Bolsa Família e cujo número final do NIS é 8 recebem o pagamento da primeira parcela também nesta terça-feira.
Em análise: Dos 18,8 milhões de informais que têm chances receber a primeira parcela, 5,15 milhões estão sendo analisados pela Dataprev e outros 13,6 milhões precisam de revisão cadastral. A Dataprev informou que trabalha na homologação desses cadastros, que inclui ainda trabalhadores que fizeram a inscrição no site entre 7 e 10 de abril.
Veja a divisão desse grupo de 5,15 milhões de informais por período de inscrição: 1,7 milhão: de 7 a 10 de abril; 300 mil: de 11 a 17 de abril; 3,15 milhões: de 18 a 22 de abril.
Continua depois da publicidade

A outra parte, que necessita de revisão cadastral, foram analisados, mas tiveram os dados considerados “inconclusivos”. Ao informar a situação, a Caixa não explica qual o problema específico. Contudo, apresenta uma série de situações que podem ter acontecido. Veja: marcação como chefe de família sem indicação de nenhum membro; falta de inserção da informação de sexo; inserção incorreta de dados de membro da família, tais como CPF e data de nascimento; divergência de cadastramento entre membros da mesma família; inclusão de alguma pessoa da família com indicativo de óbito. Neste caso, o banco permite ao cidadão contestar o resultado e realizar nova solicitação. A opção está disponível desde a semana passada.
Outro lado
Procurada, a Caixa informou que, para saber o resultado da análise, a pessoa que solicitou o benefício pode consultar pelo aplicativo, pelo site ou pela central telefônica exclusiva 111.
Continua depois da publicidade

Linha histórica e a demora para pagar: O Ministério da Economia anunciou o auxílio emergencial no dia 18 de março. Inicialmente, a proposta era pagar três parcelas mensais de R$ 200. Durante a discussão no Congresso, os parlamentares aumentaram o valor da proposta para R$ 600. O projeto foi aprovado no Senado e enviado à sanção presidencial no dia 30. Demorou 72 horas, porém, para que o presidente Bolsonaro sancionasse a legislação, apesar da pressa dos brasileiros para receber o pagamento do benefício. “Serão mais de 54 milhões de brasileiros assistidos”, declarou Bolsonaro, em rede social, ao anunciar a edição da Medida Provisória (MP). O primeiro grupo a ser contemplado com o auxílio emergencial recebeu a primeira parcela do último dia 9.
Na semana passada, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, chegou a anunciar o adiantamento da segunda parcela do benefício, prevista anteriormente para essa segunda-feira. O governo, porém, recuou e não cumpriu a promessa. Segundo o Ministério da Economia, faltou dinheiro. Com isso, a pasta não somente cancelou o adiantamento, como decidiu adiar o calendário da segunda parcela, que permanece indefinido.

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Maia pede paciência com pedidos de impeachment de Bolsonaro



Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Com quase 30 pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em análise, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu nesta segunda-feira (27) que se tenha paciência e equilíbrio para tratar do tema.
Maia, que estava desde o dia 16 sem falar com a imprensa em estratégia para evitar ataques do governo e apoiadores do presidente, é responsável por analisar os pedidos sob os pontos de vista técnico e jurídico.
Nesta segunda, o MBL (Movimento Brasil Livre) se somou a parlamentares e entrou com um pedido de impeachment contra Bolsonaro por sua participação nos atos pró-intervenção militar do último dia 19 e também pelas denúncias do ex-ministro Sergio Moro (Justiça).
Em sua despedida, o ex-juiz acusou Bolsonaro de tentar interferir politicamente na Polícia Federal ao pressionar pela saída de Maurício Valeixo do cargo de diretor geral. A acusação deu origem a pelo menos três pedidos de impeachment desde a semana passada.
Para o presidente da Câmara, no entanto, falar de impeachment agora é tirar o foco do combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus.
"Estamos tratando de conflitos políticos, de conflitos da política na rede social, agressões por um lado muito fortes, mas nós não podemos tirar do debate, da pauta do Parlamento, da relação do Parlamento com o Poder Executivo e com a sociedade, os projetos e as projeções que nós temos em relação ao enfrentamento do coronavírus", afirmou.
Ele lembrou ainda que a decisão sobre os pedidos é dele. "Quando você trata de um tema como um impeachment, eu sou o juiz", disse. "Então é uma questão que a gente tem que tomar cuidado".
Maia afirmou que, neste momento, o papel do Congresso é ter "paciência, equilíbrio, e não ter açodamento". "Porque o açodamento, a pressa, nesses temas, eles vão ajudar a que a questão do coronavírus, que já é gravíssima, ganhe contornos ainda mais graves no impacto da vida da sociedade brasileira", disse.
O deputado comentou ainda a saída de Moro do governo Bolsonaro e as especulações, na semana passada, sobre uma eventual demissão do ministro Paulo Guedes (Economia). Para Maia, a troca de ministros gera insegurança.
"Uma mudança agora pode ser interpretada de forma negativa pela sociedade. Acho que ele tem tentado colaborar da forma que ele acredita, por isso que muitas vezes a gente diverge, mas diverge do ponto de vista das ideias, não do pessoal", disse.
"E o que a gente espera é que com menos turbulência, todos juntos possam construir um caminho para que o Brasil possa superar essa crise, com um dano menor".
Maia também falou sobre o projeto de socorro a estados e municípios que está parado no Senado. O governo tenta reduzir a participação da União nessa ajuda, desidratando a proposta aprovada na Câmara.
"Acho que é legítimo que o senado trabalhe e possa manter ou não, retificar o texto da câmara, mas nós temos muita convicção", disse. "E, nos últimos dias, a minha convicção aumentou muito em relação à necessidade de garantirmos um seguro, um imposto, a garantia da recuperação da arrecadação da atividade econômica".
DANIELLE BRANT
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) 

Piauí chega a 20 mortes por coronavírus e tem 100 novos casos em apenas três dias










Foto: Sesapi


O Piauí chegou a 20 mortes confirmadas por Covid-19, neste domingo (26). As novas vítimas são de Buriti dos Lopes e São Francisco do Piauí. O número de casos confirmados chegou a 364.

A vítima de Buriti dos Lopes estava internada no hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba, litoral do estado. Trata-se de uma mulher de 70 anos, que tinha histórico de diabetes e hipertensão.

A segunda morte aconteceu no hospital Tibério Nunes, em Floriano. Um homem de 79 anos, de São Francisco do Piauí, tinha problemas cardíacos e testou positivo para o novo coronavírus.

São 20 mortes desde a confirmação do primeiro óbito confirmado, em 28 de março. Os pacientes que faleceram são de Teresina (8), Parnaíba (3), Piracuruca (2), Pedro II, Picos, São José do Divino, Bom Princípio do Piauí, Itaueira e agora Buriti dos Lopes e São Francisco do Piauí (1).

Caso não contabilizado
Um paciente ferido por arma branca em São Raimundo Nonato e que também tinha sintomas da Covid-19 foi transferido para Floriano e faleceu, na sexta-feira (24). Ele testou positivo para o novo coronavírus após o óbito. O caso não foi contabilizado no boletim da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) deste domingo entre os casos de morte por Covid-19.


Covid-19 - casos de infecção pelo Coronavírus no Piauí
Infogram



Novos casos confirmados
Foram 33 novos casos confirmados em todo o Piauí, com os primeiros registros em Buriti dos Lopes, São Francisco do Piauí e Elesbão Veloso - já são 46 municípios com pacientes infectados.

Foram 101 casos confirmados nos últimos três dias. No total, são 364 desde 20 de março, quando saíram os primeiros testes positivos.

Dos novos pacientes com testes positivos, 19 são do sexo masculino e 14 do sexo feminino, com idades que vão de 9 a 79 anos.

Até a noite deste domingo, 145 pacientes suspeitos estavam internados, sendo 89 em leitos clínicos, 54 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e dois em leitos de estabilização.

Já são 114 pacientes com alta médica, seja curados ou os que tiveram melhora para concluírem sua recuperação em casa.

Registros onde já havia casos
Teresina teve 14 novos casos confirmados e chegou a 237 no total.

Parnaíba passou a ser o segundo município com casos confirmados. Foram cinco novos testes positivos neste domingo - 19 no total.

Em São Rainundo Nonato segue como o município com maior número de casos confirmados no Sul do estado. Foram três novos registros nas últimas 24 horas - 18 no total.

Foram registrados mais dois casos em Anísio de Abreu. Floriano, União, Oeiras e Esperantina tiveram um novo registro cada.

Fábio Lima
redacao@cidadeverde.com

domingo, 26 de abril de 2020

Coronavírus: Itália iniciará relaxamento da quarentena em 4 de maio


Foto: Reprodução www.governo.it

Giuseppe Conte, primeiro-ministro da Itália

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, anunciou que o processo de relaxamento das medidas de distanciamento social no país começará em 4 de maio, com início da "fase 2" do combate ao coronavírus. A partir da data, restaurantes poderão reabrir, mas os clientes não poderão consumir nos locais. Parques públicos também serão reabertos e funerais voltarão a ser permitidos, desde que não reúnam mais de 15 pessoas.

Viagens para outras regiões do país continuarão proibidas. Em 18 de maio, empresas do setor de varejo, exposições e museus retomarão as atividades e equipes profissionais de esporte voltarão a treinar. Já restaurantes, bares e salões de beleza serão autorizados a voltar a operar completamente em 1º de junho As escolas, por sua vez, só retornarão em setembro.

"Todos vocês (italianos) demonstraram força. Agora, uma nova fase se inicia. Precisamos implementá-la de forma metódica e rigorosa", disse Conte, em coletiva de imprensa.

Veja a lista de cidades do Piauí que já apresentaram casos de coronavírus



O Piauí chegou neste sábado (25) aos 331 casos confirmados de covid-19, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado. O número de municípios com a presença do coronavírus subiu de 38 para 43. Entraram na lista ontem Oeiras, Anísio de Abreu, Canto do Buriti, Várzea Grande, Rio Grande do Piauí e Piripiri.
Do total de casos, só Teresina registra 223, seguido de São Raimundo Nonato (15), Parnaíba (14) e Piracuruca (7).O município com maior incidência da doença por 100 mil habitantes é São José do Divino, com uma taxa de 56,12. A cidade registrou a primeira morte no estado, que foi o próprio prefeito Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antônio Felicia (PT). Ele morreu no dia 27 de março após dar entrada no Hospital Dr. José Brito Magalhães em Piracuruca.
Com 15 casos, São Raimundo tem a segunda maior taxa de incidência, 43,22. Maior cidade do Piauí, Teresina tem uma taxa de 25,78 casos de coronavírus por 100 mil habitantes.
Mortes no Piauí chegam a 18
As 18 mortes confirmadas até agora são de pacientes de Teresina (8), Parnaíba (3), Piracuruca (2), Bom Princípio, Pedro II, Picos, São José do Divino e agora Itaueira (1). Nesta última, a vítima foi um jovem de 21 anos. Ele estava internado no hospital Tibério Nunes, em Floriano, onde fazia tratamento para tuberculose. 
Veja a lista completa de cidades com casos de coronavírus no Piauí:



Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

sábado, 25 de abril de 2020

Governo não sabe quando pagará 2ª parcela do auxílio emergencial

Publicada por: Redação Fala Nordeste
Fonte: Folhapress



Governo não sabe quando pagará 2ª parcela do auxílio emergencial Foto: Reprodução
Sem conseguir concluir o pagamento da primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600, o governo federal não sabe ainda quando conseguirá liberar a grana da segunda parcela do benefício nem tem data prevista para concluir os depósitos da primeira parcela.
No dia 20, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, havia afirmado que a segunda parcela, prevista para dia 27 de abril, seria paga a partir desta quinta-feira (23), mas, por falta de grana, isso não ocorreu.
"No início da semana que vem, vai se estabelecer o cronograma da segunda parcela e algumas pessoas vão receber a primeira e a segunda parcelas juntas", informou em entrevista ao programa Brasil Urgente.
Continua depois da publicidade

Questionado, ele reforçou a informação de que não há data exata para a segunda parcela enquanto não for feito o pagamento da primeira a todos que tem direito ao benefício e disse que o cronograma sairá na semana que vem.
Em seguida, o ministro afirmou que há uma intenção de iniciar a segunda parte dos pagamentos em maio. "A partir de segunda que vem nós vamos definir o calendário e, na primeira semana de maio, vai acontecer de pessoas que vão receber duas parcelas juntas", afirmou.
NÃO HAVIA DINHEIRO
Onyx disse ainda que foi necessário pedir mais dinheiro ao Ministério da Economia para pagar a primeira parcela, já que o número de inscritos ultrapassou as projeções do governo. "As projeções dos institutos era da ordem de 7 milhões de invisíveis, já estamos com mais de 20 milhões", disse.
Foi solicitado uma grana extra de R$ 20 bilhões. E, no início da noite desta quinta (23), a grana foi liberada. Agora, falta a assinatura da medida provisória pelo presidente Jair Bolsonaro. Com isso, a conclusão do pagamento da primeira parcela deve ser na semana que vem.
Segundo o ministro, até agora, foram pagos benefícios a 9,5 milhões de pessoas que fazem parte do CadÚnico e a 13,3 milhões de informais que se inscreveram por meio do aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial e pelo site auxilio.caixa.gov.br.
Continua depois da publicidade

Dados divulgados pela Dataprev na noite de quarta-feira (23) mostram que todo o lote de inscritos entre os dias 7 e 10 de abril já foi analisado. Ao todo, foram 32 milhões de informais. Do total, apenas 47,5% (15,2 milhões), ou seja, menos da metade, atende a todas as regras para ter o auxílio. Além disso, três entre dez necessitam de uma revisão de dados.
ERROS NO CAIXA TEM
Desde o início da semana, trabalhadores que têm direito ao auxílio reclamam que não conseguem acessar o Caixa Tem, aplicativo necessário para ter a liberação do dinheiro. Além disso, inscritos no dia 7 de abril ainda não conseguem saber se tiveram o cadastro aprovado ou não.
Continua depois da publicidade

O ministério não teve resposta para tais questões. Segundo Antônio Barreto, secretário-executivo do Ministério da Cidadania, uma das explicações pode ser a atualização do Caixa Tem, que está tendo a capacidade de acesso ampliada.
"A capacidade de acesso simultâneo está sendo ampliada agora, neste momento. O acesso ao Caixa Tem em menos de duas semanas é maior do que a soma de todas as instituições digitais [do tipo]", afirmou ele.
Sobre os benefícios em análise, Barreto informou também que houve atualização do aplicativo e, por isso, é necessário que o usuário também faça a atualização.