Páginas

sábado, 9 de agosto de 2014

Estudante de Cocal dos Alves participa do Fala Candidato; conheça os convidados


  • IMG_9386.jpgFoto: Wilson Filho
  • IMG_9385.jpgFoto: Wilson Filho
  • IMG_9380.jpgFoto: Wilson Filho
  • IMG_9378.jpgFoto: Wilson Filho
  • IMG_9377.jpgFoto: Wilson Filho
  • IMG_9374.jpgFoto: Wilson Filho
  • IMG_9371.jpgFoto: Wilson Filho
  • IMG_9368.jpgFoto: Wilson Filho
  • IMG_9366.jpgFoto: Wilson Filho
  • IMG_9362.jpgFoto: Wilson Filho
  • IMG_9359.jpgFoto: Wilson Filho
  • IMG_9358.jpgFoto: Wilson Filho
  • IMG_9354.jpgFoto: Wilson Filho
  • IMG_9352.jpgFoto: Wilson Filho
  • IMG_9390.jpgFoto: Wilson Filho
  • IMG_9388.jpgFoto: Wilson Filho
Começou nesta quinta-feira (07) o “Fala Candidato- O povo quer saber”, quadro do Jornal do Piauí, onde os sete candidatos ao Governo do Estado serão entrevistados individualmente por uma comissão formada por cinco convidados. As entrevistas acontecem no Studio Maria Amélia Tajra, na TV Cidade Verde. A candidata ao governo pelo Partido da Causa Operária, Lourdes Melo, foi a primeira a passar pela sabatina.
A estudante Franciele Cardoso de Brito, 17 anos, natural do município de Cocal dos Alves, localizado a 262 quilômetros de Teresina, é uma das convidadas da comissão. A estudante, que vota pela primeira vez na eleição deste ano, considera a participação no Fala Candidato importante para esclarecer suas dúvidas e ter uma noção dos projetos de cada um dos candidatos.
 “Eu aceitei participar do programa porque é uma chance de ter um contato direto com os candidatos que concorrem a vaga de governador do nosso Estado. Esse é o meu primeiro voto e quero que ele vá para uma pessoa que esteja realmente determinada a mudar o Piauí” disse Franciele.
Para a aluna da Unidade Escolar Augustinho Brandão, a melhoria na estrutura física das escolas e a motivação dos professores são os pontos principais para melhoria na educação e no desenvolvimento do estado.
“As melhorias nas escolas de Cocal só começaram após os resultados atingidos pelos alunos, no Enem e nas olimpíadas de matemática e física, por exemplo. Hoje temos computadores, alguns laboratórios, mas ainda falta muito, vou questionar os candidatos sobre isso. Acredito que a necessidade de melhorias não é só em Cocal, mas em todo o Piauí, porque a base para o desenvolvimento do país depende exclusivamente da educação. Um modelo que acho que funciona bem e que deve ser estendido para todo o estado é a educação em tempo integral” disse Franciele.  
Mais convidados
Também fazem parte da comissão a presidente da Associação dos Diabéticos do Piauí, Jeane Melo; o professor e poeta, Cineas Santos; ao presidente do sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina, André Baía; e o empresário Robson Guerra.
 
Jeane Melo disse que vai realizar questionamentos para a área da saúde e apresentar os problemas que ouviu dos profissionais da área da saúde, acadêmicos de medicina, portadores de diabetes, Ministério Publico e outros segmentos da sociedade.
“Vou representar um grupo e a intenção é que a gente possa no final desses sete dias de conversa ter parâmetros para comparar, propostas, perfis, para ajudar o Piauí todo a fazer uma boa escolha” declarou Jeane.
Para professor Cineas Santos o Fala Candidato serve para aproximar pessoas da sociedade civil dos concorrentes ao governo do estado.
 
“Essa é uma oportunidade de pessoas que não pertencem ao meio jornalístico de conversarem com os sete candidatos. Estou aqui para fazer minha parte e espero me deparar com novas propostas” afirmou Cineas.
 
O empresário Robson Guerra, pai do menino Philipe Hatus de Lima Guerra, 6 anos, morto após ser atingido por bala perdida no bairro Promorar, participa da sabatina e diz que vai questionar os candidatos acerca de projetos da área de segurança pública.
 
O presidente do sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina, André Baía, declarou que suas perguntas serão sobre o desenvolvimento econômico e gestão pública. “São dois pontos muito importantes para a qualidade de vida do povo piauiense” disse.
 
Emanuela Pinto (Especial para o Cidadeverde.com)
redacao@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário