Páginas

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Rui Chapéu, lenda da sinuca brasileira, morre aos 79 anos vítima de infarto

Rui Chapéu, lenda da sinuca brasileira, morre aos 79 anos vítima de infarto

Crédito: Divulgação/ Instagram
A lenda do sinuca no Brasil, Rui Chapéu, morreu aos 79 anos na madrugada deste sábado (29), em São Paulo, após uma parada cardíaca. A notícia da morte foi confirmada por meio das redes sociais do jogador. Ainda não há informações sobre o velório.
“Esse é um post daqueles que nunca gostaríamos de fazer. O Rui faleceu hoje. Todos estamos muito tristes e abalados. Estamos fazendo esse post em respeito a todos os amigos e fãs do Rui. Assim que possível daremos mais notícias”, diz o post compartilhado no Instagram de Rui Chapéu.
Rui Chapéu nasceu em 1940 em Itabuna, na Bahia, e se chamava José Rui de Mattos Amorim. O sinuquista ficou conhecido pelas participações no “Show do Esporte”, programa de Luciano do Valle na Rede Bandeirantes. Ele foi contratado pela emissora em 1984 e as participações dele em campeonatos eram transmitidos na TV aberta.
https://istoe.com.br

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

PARTICIPE DO MUTIRÃO DA VISÃO EM COCAL DOS ALVES NESTE SÁBADO

Neste sábado 29 de Fevereiro acontece o MUTIRÃO DA VISÃO na cidade de Cocal dos Alves, será na Câmara Municipal de Cocal dos Alves das 8:00 às 17:00. o Mutirão contará com uma equipe de oculistas da CLÍNICA DOS OLHOS DR. JOÃO LIRA DE TERESINA e realizará consultas de vista, Aproveite essa oportunidade e renove seus óculos com profissionais vindo diretamente da capital Teresina e de uma das clínicas de olhos mais conceituadas do Estado. PARTICIPE!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

NESTA SEXTA 28 DE FEVEREIRO ENTREVISTA COM O VEREADOR CHICO DO NEGO AO PROGRAMA A HORA DA VERDADE

Nesta sexta 28 de Fevereiro o PROGRAMA A HORA DA VERDADE recebe para uma entrevista o Presidente da Câmara Municipal de Cocal.Vereador FRANCISCO DAS CHAGAS MIRANDA DOS SANTOS O POPULAR CHICO DO NEGO. às 13:00 pela Rádio TROPICAL FM 87,9 ou pelo aplicativo RADIOS NET ou ainda pelo Canal do EUDES ALVES NO YOUTUBE, NÃO PERCA.

Viradouro é campeã do Carnaval carioca e leva o 2º título de sua história

Foto: Marcelo Fonseca/Folhapress

A Unidos do Viradouro se sagrou campeã do carnaval do Rio 2020. A escola foi uma das que mais empolgaram o público na primeira noite do desfile. Com alegorias e fantasias luxuosas e bem acabadas, a agremiação de Niterói levou à Sapucaí um enredo sobre as Ganhadeiras de Itapuã. A apuração das notas nesta quarta-feira, 26, foi acirrada até o último quesito.
O enredo da escola campeã falou sobre as mulheres escravizadas que no século XIX vendiam comida e lavavam roupas na lagoa do Abaeté, em Salvador - com o dinheiro arrecadado, elas compravam a liberdade de outras mulheres submetidas ao cativeiro. De refrão chiclete, o samba era entoado à capela em dois trechos e conquistou a plateia. As alegorias e fantasias eram muito luxuosas e caprichadas.
O julgamento das agremiações sofreu alterações. Houve aumento de quatro para cinco jurados na avaliação de cada um dos nove quesitos, com eliminação da maior e menor nota em cada um deles. Até o ano passado, apenas a menor nota era desconsiderada na contagem final.
Expectativa era de disputa acirrada
Portela, Viradouro, Unidos da Tijuca, Vila Isabel e Salgueiro foram algumas das escolas que mais empolgaram o Sambódromo no desfile deste ano. A Portela desfilou quando já amanhecia, mas empolgou o público que ainda lotava as arquibancadas. À luz dos primeiros raios do sol, as cores das fantasias e os efeitos que os carros espelhados se destacaram, assim como as belas baianas de azul. A escola contou como era o Rio de Janeiro antes da chegada dos descobridores portugueses e fez crítica à destruição da natureza,
Apesar de chamar atenção por suas críticas sociais, a Mangueira fez uma apresentação morna e não empolgou a plateia como acontece tradicionalmente. Tanto o público como os integrantes da escola tiveram dificuldade de cantar o samba-enredo "A verdade vos fará livre", que trouxe Jesus de várias formas em carros alegóricos impressionantes. A Mangueira teve também a má sorte de desfilar logo após a Viradouro, cujo samba tinha levantado o público na arquibancada.

Fonte: Estadão Conteúdo

Tragédia! Grave acidente deixa três pessoas mortas na BR 343, no Piauí

Está confirmado 03 pessoas mortas no local presas nas ferragens e uma foi socorrida pelo SAMU.
Tragédia! Grave acidente deixa três pessoas mortas na BR 343, no Piauí Imagem ilustrativa
No dia 27/02/2020 às 05h15 na BR 343 KM 255,0 na cidade de Campo Maior /PI, Policiais Rodoviários Federais atenderam a um acidente tipo Colisão frontal envolvendo veículo GM/ASTRA e um veículo de carga ainda nao identificado. Está confirmado 03 pessoas mortas no local presas nas ferragens e uma foi socorrida pelo SAMU. Policiais Rodoviários Federais estão no local do acidente.
A PRF segue em diligências no sentido de verificar os detalhes da ocorrência para determinar as possíveis causas e identificar as vítimas. Ocorrência em andamento.
*Aguarde mais informações, matéria em atualização. . .https://falapiaui.com

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

“Frajola”, ex-baterista do Forró de Qualidade, morre em acidente na cidade de Ocara

O mundo do forró está de luto com a precoce partida do jovem Jaime Nobre, ou simplesmente “Frajola Batera” como era conhecido no meio artístico.
Frajola atualmente estava na banda Bora Swingar e retornava dos shows de carnaval, quando na manhã desta quarta-feira (26) acabou sofrendo um grave acidente na localidade de Currais 2, próximo ao município de Ocara. O carro em que o músico estava colidiu violentamente em outro veículo. A suspeita é que Frajola tenha dormido ao volante. Ele teve morte imediata.
Equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros estiveram no local para a retirada do corpo de Frajola que acabou ficando preso as ferragens.
Frajola integrou a banda Forró de Qualidade ao substituir o quixadaense Lucas (Gasparzinho), que posteriormente acabou retornando ao grupo.
http://www.monolitospost.com/

Cantor sertanejo cai de pedra e morre afogado no mar em Paraty

                     Glaucio Lopes era conhecido no interior de São Paulo e estava no Rio de Janeiro para o Carnaval.


Mangueira leva história de Jesus para Sapucaí e critica Bolsonaro

Tema “A Verdade Vos Fará Livre”
Versículo citado pelo presidente
A escola de samba apresentou 1 Jesus Cristo militante sendo repreendido por forças policiaisabriel Nascimento/Riotur -23.fev.2020

24.fev.2020 (segunda-feira) - 7h37
atualizado: 24.fev.2020 (segunda-feira) - 9h07
A escola Mangueira retratou 1 Jesus de “rosto negro, sangue índio, corpo de mulher” na Sapucaí no último domingo (23.fev.2020). O samba enredo intitulado “A Verdade vos fará Livre” apresentou críticas ao presidente Jair Bolsonaro ao dizer que não há “messias de arma na mão”.
gesto de arma é uma das marcas registradas de Bolsonaro, que participa com frequência de eventos evangélicos.  O chefe do Executivo também cita de forma recorrente o versículo “A Verdade Vos Fará Livre” -título do samba-enredo da Mangueira deste ano. A escola venceu o desfile carioca de 2019.

Receba a newsletter do Poder360

REPRESENTAÇÕES DE JESUS

A Mangueira retratou a figura de Cristo em diferentes alas e alegorias da apresentação. Ele apareceu crucificado em pelo menos 2 carros alegóricos: como índio e como 1 jovem negro.
Logo na comissão de frente, Jesus foi retratado com apóstolos negros, oriundo da favela e sofrendo repressão policial.
A rainha da bateria Evelyn Bastos entrou na avenida como Jesus no momento da flagelação: acorrentada e coroada de espinhos. No 7º desfile pela escola, Evelyn optou por não sambar. A passista disse ao portal Uol que “infelizmente, nossa dança ainda é visto como sexual.” 
Eis uma galeria com os principais momentos do desfile:
Eis o samba-enredo da Mangueira:
“Eu sou da Estação Primeira de Nazaré
Rosto negro, sangue índio, corpo de mulher
Moleque pelintra no buraco quente
Meu nome é Jesus da Gente
Nasci de peito aberto, de punho cerrado
Meu pai carpinteiro, desempregado
Minha mãe é Maria das Dores Brasil
Enxugo o suor de quem desce e sobe ladeira
Me encontro no amor que não encontra fronteira
Procura por mim nas fileiras contra a opressão
E no olhar da porta-bandeira pro seu pavilhão
E no olhar da porta-bandeira pro seu pavilhão
Eu tô que tô dependurado
Em cordéis e corcovados
Mas será que todo povo entendeu o meu recado?
Porque, de novo, cravejaram o meu corpo
Os profetas da intolerância
Sem saber que a esperança
Brilha mais na escuridão
Favela, pega a visão
Não tem futuro sem partilha
Nem messias de arma na mão
Favela, pega a visão
Eu faço fé na minha gente
Que é semente do seu chão
Do céu deu pra ouvir
O desabafo sincopado da cidade
Quarei tambor, da cruz fiz esplendor
E ressurgi pro cordão da liberdade
Mangueira
Samba, teu samba é uma reza
Pela força que ele tem
Mangueira
Vão te inventar mil pecados
Mas eu estou do seu lado
E do lado do samba também”
FONTE www.poder360.com.br

Escola de samba é vaiada por criticar Bolsonaro

Acadêmicos de Vigário Geral levou palhaço com faixa presidencial para a Sapucaí

Rafael Ramos - 22/02/2020 08h49

Acadêmicos de Vigário Geral comparou Bolsonaro a um palhaço Foto: Reprodução
Não foi só a Mancha Verde, de São Paulo, que usou seu enredo para criticar a gestão Bolsonaro. No Rio de Janeiro, a Acadêmicos de Vigário Geral, da série A, levou um palhaço usando a faixa presidencial para a Sapucaí.
A escultura ainda fazia o gesto de uma arma com as mãos. Ao passar pelo setores 2 e 3, o carro foi vaiado. Em outra ala, os foliões carregavam estandartes com as palavras Educação, Cultura, Saúde e Democracia.
Nas redes sociais, alguns internautas criticaram a atitude da escola da Zona Norte do Rio de Janeiro. Alguns usuários acusaram a Acadêmicos de Vigário Geral de querer lacrar e declararam apoio à reeleição do presidente
https://pleno.news

Câmara do Tribunal de Justiça do Piauí condena ex-prefeita a 5 anos e 5 meses de prisão



Por Rômulo Rocha - Do Blog Bastidores

__________
- Regime inicial para cumprimento da pena é o semiaberto
_________________


_Imagem: Reprodução
_Imagem: Reprodução 
A ex-prefeita de Murici dos Portelas, Auridéa Santos Portela, não conseguiu reverter todas as condenações impostas à sua pessoa por atos praticados ainda em 2007, quando foi acusada pela prática de 5 tipificações penais diferentes, entre elas, o da prática de crime contra a lei de licitações por 71 vezes nesse mesmo ano.
No julgamento da primeira instância, em 2017, foi absolvida de 2 crimes e condenada em 3 deles, recebendo uma pena inicial de 12 anos e 11 meses de detenção em regime semiaberto. 
Ela então recorreu ao Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e conseguiu a absolvição em duas tipificações penais, por crimes de responsabilidade.
Mas acabou sendo condenada por crime previsto na lei de licitações a uma pena de 5 anos e 5 meses, segundo entendimento da 1ª Câmara Especializada Criminal daquela Corte.
Como se trata de uma decisão unânime, não cabe recurso do tipo Embargos Infringentes.
E por se tratar de uma decisão imposta por um colegiado, a ex-prefeita, em tese, é alcançada pela Lei da Ficha Limpa.
PRÁTICA REITERADA 
No bojo dos autos, no tocante à decisão de primeira instância, é possível perceber que a ex-gestora de Murici dos Portelas adquiria produtos e serviços de forma direta, sem a observância do processo licitatório prévio, em prática reiteradas. 
- 15 vezes para aquisição de merenda escolar;
- 10 vezes para aquisição de combustível;
- 38 vezes para contratação de ônibus destinado ao transporte escolar;
- 8 vezes para serviços prestados por terceiros;
Total: 71 vezes o desrespeito à Lei de Licitações.
Já a Câmara do Tribunal, ao aplicar também a pena de 34 dias-multa, tendo por base a tipificação penal do artigo 89 da Lei de Licitações e o artigo 71 do Código Penal (crime continuado), grifou a quantia de 56 vezes o número de incidência no crime de dispensa ou inexigibilidade de licitação fora das hipóteses previstas em lei. 

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Variações em pesquisas eleitorais podem confundir eleitorado brasileiro

Domingo, 23 de fevereiro de 2020
86 9 9834-2372
redacao@portalr10.com

Variações em pesquisas eleitorais podem confundir eleitorado brasileiro
Os diferentes resultados dos institutos de pesquisas evidenciam necessidade de constante observação

Variações em pesquisas eleitorais podem confundir eleitorado brasileiro Advogado Wildson Oliveira - Foto: Divulgação
De acordo com os últimos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Brasil tem cerca de 146 milhões de eleitores e, com a proximidade das eleições, muitos institutos de pesquisas iniciam o trabalho de coleta de dados. Em 2020, durante o período de "pré-campanha" municipal, os institutos já estão em campo em busca de informações que balizem o eleitorado na disputa pelo palácio da cidade e cadeiras da Câmara Municipal.
Desde o dia 1º de janeiro, todas as pesquisas precisam ser registradas junto à Justiça Eleitoral até cinco dias antes da sua divulgação. E, por conta da multiplicidade dos resultados, o advogado Wildson Oliveira alerta para a necessidade de fiscalização contínua, o que auxiliará o eleitor a acompanhar os números mais próximos do real.
"Primeiramente, se o eleitor quer saber se uma pesquisa é real basta consultar o site do TSE. Todas as pesquisas confiáveis realizadas no Brasil estão registradas no banco de dados da Justiça Eleitoral. Em relação a veracidade dos dados, os órgãos de fiscalização precisam ficar atentos desde antes do período eleitoral. É essencial para a segurança das informações", explica Oliveira.
O processo de captação das informações para pesquisa permeia vários detalhes chamados variáveis (escolaridade, gênero, idade, etc.), alternando de instituto para instituto, cada um aplicando uma metodologia específica. Wildson Oliveira pontua que as variações são causadas pelas amostras, ou seja, a reprodução do universo a ser representado, por isso a importância de profissionais capacitados durante o processo.
"As pesquisas devem ser um instrumento de auxílio, livre de manipulações. Por isso, a participação de profissionais estatísticos e a contínua observação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) devem ser padrão obrigatório em todos os anos, sejam eleitorais ou não, não basta apenas simplesmente ouvir o eleitor, existe uma verdadeira dinâmica de informações e dados que precisam ser contabilizados", finalizou Wildson.
As eleições de 2020 acontecem no dia 4 de outubro (1º turno) quando serão escolhidos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todos os 5.568 municípios brasileiros.
Fonte: Ascom

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Desfile da Mangueira terá Jesus preto, pobre e favelado na cruz

Este ano, a agremiação pretende fazer um paralelo entre os assassinatos de Jesus Cristo e os da população negra no Brasil.

Desfile da Mangueira terá Jesus preto, pobre e favelado na cruz
Trinta anos depois de Jesus Cristo ter desfilado pela Beija-Flor coberto por um plástico na Marquês de Sapucaí, a Mangueira irá repetir a tentativa de trazer o Salvador crucificado para o Carnaval de 2020. Segundo informações de Leo Dias, na Rádio Metrópoles 104,1 FM, a escola de samba está preparada para mostrar um “Cristo mendigo” durante o desfile. Em 1989, a imagem que fazia parte do enredo Ratos e Urubus, Larguem Minha Fantasia, de Joãosinho Trinta, foi censurada a pedido da Igreja.
A Verde e Rosa está pronta para levar ao Carnaval do Rio uma cruz com dez metros de altura. Nela, um homem negro, pobre e favelado, será crucificado. O samba-enredo da Mangueira neste ano é A Verdade vos Fará Livre e a agremiação pretende fazer um paralelo entre os assassinatos de Jesus Cristo e os da população negra no Brasil.

Vale lembrar que em 2017 a Mangueira levou para a Marquês de Sapucaí o tripé Santo e Orixá, que mostrava Jesus ao lado de Oxalá. No entanto, a alegoria não fez parte do Desfile das Campeãs após um acordo entre a Verde e Rosa e a Arquidiocese.
Para garantir que a figura esteja presente na avenida, a diretoria da Mangueira e o carnavalesco Leandro Vieira contrataram uma equipe de advogados para barrar qualquer tentativa na Justiça de que a alegoria seja censurada.
Desde o anúncio do samba-enredo, grupos religiosos se mobilizaram para derrubar o desfile da Mangueira. Há até abaixo-assinados contra o desfile.
fonte fala nordeste

Corpo de adolescente é encontrado sem os olhos após baile de pré-carnaval

O corpo da jovem foi encontrado com os olhos arrancados e com vários ferimentos por bala.
Corpo de adolescente é encontrado sem os olhos após baile de pré-carnaval Foto: Reprodução
Uma adolescente de 17 anos foi encontrada morta com marcas de vários tiros no Bairro Planalto, em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, no fim da manhã da última segunda-feira (17).
De acordo com informações da polícia, Andressa Oliveira Pereira havia saído para uma festa de pré-carnaval na região e não retornou para casa. O corpo da jovem foi encontrado com os olhos arrancados e com vários ferimentos por bala.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), informou que já abriu um inquérito na Delegacia Metropolitana de Horizonte para investigar o crime. Até o momento, ninguém foi preso.
fonte fala nordeste

É candidato a vereador? Tem muito voto? Procure outro partido

  Antes, quando valia a coligação proporcional, os partidos buscavam os “campeões de votos”. Agora, eles são tratados como “bode no meio sala”


https://www.douglascordeiro.com

Definitivamente, a eleição do próximo ano será diferente de todas as outras. A mudança nas regras eleitorais impôs aos políticos um comportamento, no mínimo, estranho. Antes, quando valia a coligação proporcional, os partidos buscavam os “campeões de votos”. Agora, eles são tratados como “bode no meio sala”.
Veja a polêmica envolvendo o vereador Dr. Lázaro, do CIDADANIA 23. Os líderes do partido dizem claramente que estão construindo a chapa proporcional do partido sem a presença dele. O motivo seria o fato do parlamentar ter passado todo o mandato sem diálogo com o partido. A verdade é que, com ele, os outros ficam praticamente sem chances de conquistar uma vaga na Câmara Municipal.
A outra face desta moeda são os partidos com um grande potencial de votos como PSDB, MDB e PROGRESSISTAS. Esses possuem inúmeros nomes com votação expressiva e já são chamados de “chapa da morte”. Aqueles com menos votos, não escondem o descontentamento com a chegada de nomes de peso. A previsão é que, nestes partidos, candidatos com até 4.000 votos fiquem na suplência.
O fato é que entrou em cena a figura do “teto de votos”. Em muitas siglas, só serão aceitos pré-candidatos com um determinado potencial de votos. Por falar nisso, briga é o que não falta com a entrada deste ou daquele candidato. É mole ou quer mais.
Tem muito voto? Procure outro partidoTem muito voto? Procure outro partido

CONHEÇA O LAVA JATO JOÃO MARCOS, RAPIDEZ, QUALIDADE E ÓTIMOS PREÇOS



QUER LAVAR SEU VEÍCULO? COM RAPIDEZ, QUALIDADE E ÓTIMOS PREÇOS. VÁ NO LAVA JATO JOÃO MARCOS, localizado na Rua 25 de Dezembro N° 75 ao lado da Mary Modas.

LAVAGEM COMPLETA CARRO PEQUENO R$ 20,00
LAVAGEM MEIA SOLA CARRO PEQUENO R$ 10,00
CAMINHONETE LAVAGEM COMPLETA R$ 25,00
CAMINHONETE MEIA SOLA R$ 15,00
MOTO SÓ R$ 5,00

ACEITAMOS TODOS OS CARTÕES DE CRÉDITO AGRADECE A PREFERÊNCIA JOÃO MARCOS.

Vídeos flagram 3 homens com armas de fogo no momento em que Cid Gomes é baleado


Vídeos feitos no momento em que o senador licenciado Cid Gomes (PDT) foi atingido por dois tiros mostram, pelo menos, três homens com armas disparando contra a retroescavadeira que o político conduzia. O caso aconteceu na entrada do 3º Batalhão da Polícia Militar de Sobral, no Ceará, na tarde desta quarta-feira (19), enquanto homens mascarados ocupavam o quartel. O trator onde Cid estava, com o qual tentava derrubar o portão do local, teve os vidros estilhaçados pelos disparos de tiros e por pedras. Ele foi socorrido em seguida.
Em um dos vídeos é possível identificar dois homens próximo à grade do quartel empunhando armas. Outra imagem revela um homem com um capacete disparando em direção ao veículo de Cid Gomes. O político foi baleado durante um ato de grupo de policiais reivindicando aumento salarial. Movimento é registrado no Ceará desde a noite de terça-feira (18), na Capital e em cidades do Interior

Segundo a assessoria do político, um projétil bateu na clavícula e saiu, enquanto o outro se alojou no pulmão esquerdo. Ainda no Hospital do Coração da cidade, a bala do pulmão foi drenada. Em seguida, o senador realizou tomografia na Santa Casa de Sobral, retornando depois para a UTI do Hospital do Coração, onde deve passar a noite em observação.
INVESTIGAÇÃO
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que as investigações a respeito do crime cometido contra Cid Gomes estão com o Núcleo de Homicídios da Delegacia Regional de Sobral da Polícia Civil. Uma equipe do Grupo de Pronta Intervenção (GPI) da Polícia Federal, composta por agentes, peritos e papiloscopistas está se dirigindo à Sobral para auxiliar os trabalhos da Polícia Civil. 
Ainda durante a noite desta quarta-feira (19), os policiais que estavam amotinados no quartel de Sobral abandonaram o local.
CIRO SE PRONUNCIA

O irmão de Cid, Ciro Gomes, publicou em rede social que o senador "foi vítima de dois tiros de arma de fogo por parte de policiais militares amotinados e mascarados". Conforme Ciro, "as informações médicas são de que as balas não atingiram órgãos vitais apesar de terem mirado seu peito esquerdo".
"Novos exames estão sendo feitos, mas a palavra aos familiares e amigos é de que Cid não corre risco de morte", informou Ciro.
DIARIO DO NORDESTE

Após 20 anos preso, Coronel Correia Lima ganha liberdade

Após 20 anos preso, Coronel Correia Lima ganha liberdade
Após passar 20 anos preso, coronel Correia Lima foi beneficiado pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ) através de habeas corpus, concedido pelo ministro Nefi Cordeiro, em relação a morte do engenheiro José Ferreira Castelo Branco, conhecido como Castelinho. 
Conforme o ministro, Correia Lima ganhou a liberdade, pois não está causando dano à ordem pública. "Considerando que o réu, atualmente, está preso por outros crimes, porém, não sobrevindo notícias de que tenha reincidido no cometimento de novos crimes, nem que esteja causando qualquer dano à ordem pública, nem notícias de evasão, nem de cometimento de falta grave, ou ameaça a testemunhas deste processo, ou que não tenha contribuído para o bom andamento da marcha processual, de modo que concedo ao mesmo o direito de recorrer em liberdade, por este processo", explicou

Correia Lima
Nascido em Iguatu, importante cidade do interior do Ceará, ingressou na Polícia Militar e logo se envolveu em atividades criminosas no estado vizinho, o Piauí. Em 1979, com 27 anos, já chefiava o crime organizado no Estado, estendendo, nos vinte anos seguintes, sua influência junto a políticos, policiais, empresários, juízes e promotores públicos. Mesmo depois de reformado, continuou a desfrutar de enorme poder e comandava de fato a Polícia Militar. 
FALA PIAUÍ

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Morre o cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão

Zé do Caixão.
Morreu nesta quarta-feira (19), em São Paulo, o cineasta José Mojica Marins, ao 83 anos, em São Paulo. Conhecido como o Zé do Caixão, ele estava internado no hospital Sancta Maggiore devido a uma broncopneumonia. A morte foi confirmada pela filha, Liz Marins.
Mojica é considerado um dos mestres do terror mundial. Originalmente sua obra foi desprezada pela crítica brasileira. O apelido de Zé do Caixão veio do seu personagem mais famoso.
Surgido em um pesadelo do cineasta, ele era um agente funcionário sádico que aterrorizava uma pequena cidade, desejoso de ser pai de uma criança perfeita. Para isso, precisava encontrar uma mulher tão perfeita quanto e estava disposto a matar quem cruzasse o seu caminho.

BIOGRAFIA

José Mojica Marins veio ao mundo numa sexta-feira 13, em março de 1936. Cineasta, ator, roteirista, editor e o que mais fosse necessário para rodar um filme, o realizador paulista aprendeu a fazer cinema na marra. Concebeu uma identidade própria em narrativa e estilo e fincou sua produção como farol para o cinema marginal brasileiro.
Por mais de cinco décadas, o diretor foi representante máximo do cinema de horror brasileiro. Desde o estrondoso sucesso de "À Meia-Noite Levarei Sua Alma", o personagem Zé do Caixão (Coffin Joe, como foi batizado no mercado norte americano) surpreende pela impetuosidade, violência e heresia, e conquista admiradores ao redor do mundo.
O estranho mundo de Mojica Marins é nada menos do que o resultado de uma vida dedicada à sétima arte. Seja agindo como Mojica Marins, J.Avelar (pseudônimo do período pornô), Coffin Joe, ou simplesmente Zé, o público mundial reconhece a voz gutural, as unhas gigantes, a barba cerrada e a roupa escura como a noite. Porém, resta saber, praticamente, como você, e todos vocês, reconhecem toda a genialidade do homem por trás do mito Zé do Caixão.

Fonte - Diário do Nordeste
Foto - Flávio Florido - Folha Express.