Páginas

sábado, 6 de junho de 2020

Perda do olfato e paladar pode ser forte indício de coronavírus, alertam associações


Otorrinolaringologistas apontam correlação entre diagnóstico e sintomas; Academia Brasileira de Rinologia sugere que pacientes sejam tratados como suspeitos
Marlen Couto com o New York Times https://oglobo.globo.com
24/03/2020 - 04:30 / Atualizado em 27/05/2020 - 14:41Jovem tira a máscara de proteção contra o novo coronavírus para sentir o cheiro de rosas em árvore de Skopje, capital da Macedônia do Norte Foto: OGNEN TEOFILOVSKI / REUTERS
Newsletters

PUBLICIDAD
RIO e NOVA YORK — Além E
dafebre, tosse seca e dificuldade de respirar, pesquisadores e autoridades de saúde estrangeiras têm alertado para outro sintoma que pode indicar infecção pelonovo coronavírus: a súbita perda de olfato, a anosmia, e depaladar, a ageusia.


Pelo mundo, as ocorrências de desaparecimento de odor e, consequentemente, do gosto dos alimentos foram registradas, inclusive, de forma isolada, desacompanhada de outros sintomas, em quadros mais leves e entre jovens.

O alerta tem importância estratégica, num momento em que os testes de coronavírus não são tão acessíveis, como no Brasil. A recomendação é que quem apresente o sintoma adote o isolamento por 14 dias. Faltam ainda mais dados sobre a relação entre a anosmia e a Covid-19, mas o sintoma foi identificado em 30% dos pacientes com o novo vírus em Daegu, na Coreia do Sul, e em mais de 60% dos pacientes em Heinsberg, na Alemanha, países que têm alta taxa de testagem.

Compartilhe por WhatsApp: clique aqui e acesse um guia completo sobre o coronavírus

— A recomendação é que esses pessoas com perda de olfato, mesmo que não tenham outros sinais característicos de coronavírus, mesmo sem febre, sem tosse, que você trate como suspeita de Covid-19. É um sinal a mais. Como a gente não tem teste disponível para todo mundo, um paciente que tenha essa queixa de perda de olfato deve ficar em quarentena — afirma Fabrizio Romano, presidente da Academia Brasileira de Rinologia (ABR).
PUBLICIDADE


Imunização: Idosos se aglomeram em posto de Copacabana para tomar vacina contra a gripe

Na semana passada, a ABR e a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF) alertaram em nota conjunta destinada a profissionais de saúde para a importância do isolamento nesses casos. As entidades ressaltaram no texto que o sintoma pode sugerir Covid-19 num cenário de pandemia e que pacientes nestas condições sejam orientados a realizar isolamento domiciliar.

São Paulo: Governo estadual irá realizar 2 mil testes por dia a partir de quarta-feira

Não há necessidade de medicação nesses casos, explica Fabrizio Romano, da ABR. Em geral, há regressão espontânea do olfato em duas a três semanas. O médico alerta ainda que a perda do paladar é um bom indício para quem tem dificuldade de perceber se perdeu ou não a capacidade de sentir aromas.

— Uma dica é reparar se perdeu o gosto também, porque 80% do sabor dos alimentos vêm pelo olfato. A primeira coisa que percebe é que não tá sentindo direito o sabor dos alimentos — diz Romano.

Pandemia: OMS alerta que disseminação do coronavírus está se 'acelerando, mas trajetória pode ser revertida'
Evidências internacionais

Na última sexta-feira, pesquisadores do Reino Unido, citando relatos de colegas de outros países, orientaram cidadãos que deixaram de sentir gostos e cheiros a se testarem, mesmo que não tenham apresentado outros sintomas da Covid-19.
PUBLICIDADE


Os dados publicados pelos acadêmicos são limitados, mas foram suficientes para causar apreensão entre médicos.

"Nós realmente queremos chamar atenção para o fato de que isso (a anosmia e a agelsia) são sinais de infecção e que qualquer um que desenvolva esse quadro deve se autoisolar. Isso pode contribuir para diminuir a disseminação do vírus e salvar vidas", afirmou Claire Hopkins, professora e presidente da Sociedade de Rinologia Britânica, por e-mail.

A pesquisadora e Nirmal Kumar, presidente da ENT UK, associação britânica de otorrinolaringolagistas, divulgaram um comunicado conjunto pedindo a profissionais de saúde que usem equipamentos de proteção ao atender pacientes que relatem perda do olfato e do palada. Os dois orientaram, ainda, que se evite endoscopias não essenciais, uma vez que o vírus se replica nas vias nasais e na garganta. Um exame poderia expôr médicos e enfermeiros ao Sars-CoV-2.

Dois otorrinolaringolagistas contrairam o novo coronavírus e estão internados em estado grave, segundo Claire Hopkins. Em Wuhan, na China, onde surgiu o novo vírus, um grande número de especialistas da área se infectaram e morreram. Os pesquisadores britânicos que lançaram o alerta indicam que relatórios de outros países apontam para um grande número de pacientes de Covid-19 reportando os dois sintomas.
PUBLICIDADE


No último domingo, a Sociedade Americana de Otorrinolaringolagia publicou um comunicado em seu site citando diversas evidências de que a perda ou redução do olfato e do paladar podem estar ligados ao novo coronavírus, uma vez que foram observados em pacientes que contraíram a doença e não demonstraram os sintomas já conhecidos, como febre, tosse seca e dificuldade para respirar.

Os sintomas, na ausência de quadros alérgicos ou de sinusite, devem alertar médicos a examinar pacientes e indicam a possível necessidade de autoisolamento destes indivíduos, defendeu a entidade na nota.
Profissionais em risco

Em outro comunicado, divulgado pela organização na última sexta-feira, mencionava "evidências robustas de que otorrinolaringolagistas estavam no grupo de mais alto risco (de exposição ao Sars-CoV-2) durante cirurgias e exames nas vias aéreas". Índices altos de infecção por esses profissionais foram identificados na Itália e no Irã, além da China.

Rachel Kaye, professora assistente de otorrinolaringolagia na Universidade Rutgers (EUA), no estado de Nova Jersey, relata que colegas que atuam na cidade de New Rochelle, na divisa com a cidade de Nova York e um dos principais epicentros da doença no estado de NY, a alertaram sobre o quadro frequente de anosmia entre os pacientes.

Nas áreas mais afetadas pela pandemia na Itália, médicos também concluíram que a perda do olfato e do paladar é um indício de que uma pessoa a princípio assintomática está, de fato, portando o vírus e pode estar infectando outras pessoas.
PUBLICIDADE


— Quase todos que estão hospitalizados têm a mesma história. Você pergunta sobre a rotina de sua esposa ou de seu marido e o paciente diz "Minha esposa acabou de perder o olfato e o paladar, mas, tirando isso, ela está bem". Isso significa que ela está possivelmente infectada e disseminando o vírus — relata Marco Metra, chefe do departamento de cardiologia do principal hospital de Brescia, na Lombardia, onde 700 dos 1.200 pacientes têm Covid-19.

Coronavírus: Perguntas e respostas sobre a Covid-19

Muitos pacientes americanos que têm manifestado sintomas compatíveis com o novo coronavírus mas não conseguiram ser testados ou ainda aguardam resultados descrevem o mesmo quadro. Isso inclui quem relata não ter congestão nasal.

Andrew Berry, de 30 anos, desenvolveu febre e dores no corpo há cerca de dez dias, seguido de tosse seca e enxaquecas. Após exames, ele testou negativo para influenza e ainda não recebeu o resultado do teste da Covid-19 realizado há quatro dias. Seu médico, no entanto, estaria convencido de que ele contraiu a doença. Agora, segundo Berry, ele mal consegue sentir cheiro do café ou de pratos feitos com cebola e vinagre.

— Mesmo com o nariz descongestionado, perceb ique não conseguia sentir o cheiro da comida que preparo e o gosto das refeições — disse o rapaz, um tatuador que mora em Orlando, na Flórida, que já perdeu peso por conta dos efeitos. — Felizmente não é um sintoma prolongado. Só posso imaginar como isso é capaz de mudar a qualidade de vida.
PUBLICIDADE


Amy Plattmier, moradora do Brooklyn, em Nova York, não foi testada para o novo coronavírus, mas seu marido adoeceu e foi diagnosticado com a doença. Ela, que relata ter um olfato bem sensitivo, diz que não consegue mais sentir cheiros — nem mesmo das fezes de seu cachorro ou de produtos de limpeza que costumam deixá-la enjoada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário