O Piauí receberá 19 médicos cubanos a partir da segunda quinzena de setembro. Os números foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (3).
O município de Esperantina, no Norte do Estado receberá três médicos. Outras oito cidades aguardam por dois profissionais cada: Acauã, Barras, Betânia do Piauí, Campinas do Piauí, Cocal, Morro Cabeça no Tempo, Pio IX e São Miguel do Tapuio.
A vinda dos cubanos faz parte de um acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), dentro do programa Mais Médicos. O foco são municípios que não foram selecionados por nenhum profissional brasileiro ou estrangeiro na primeira fase do programa. Cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foram priorizados.
“Este é ainda o primeiro passo, estamos no primeiro mês de chegada dos profissionais. O grande esforço do Ministério da Saúde é garantir o cumprimento da demanda total dos municípios prioritários e vamos fazer tudo o que for preciso para isso”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Com o número de cubanos definido, o Piauí deve receber 42 médicos para trabalhar em regiões desassistidas. Dos 23 cadastrados no Mais Médicos, apenas dois já teriam chegado ao Estado, segundo a Agência Estado.
Fábio Lima
fabiolima@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário