Prefeitos de municípios do norte do estado do Piauí, estiveram reunidos no sábado (13), no gabinete do prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, com o intuito de tratar de assuntos referentes aos locais dos quais são gestores.
O Plano Estadual Integrado de Resíduos Sólidos para os municípios do Piauí, elaborado pela Secretaria Estadual das Cidades, prevê investimentos de R$ 230 milhões.
Este Plano de Resíduos Sólidos do Estado do Piauí é baseado na Lei 12.305, pactuado com o Ministério do Meio Ambiente. Os municípios têm até agosto de 2014 para extinção dos lixões, implantarem a coleta de lixo seletiva e implantarem aterros sanitários.
Os recursos federais serão destinados, prioritariamente, para os municípios que tiverem coleta de lixo seletiva com a participação dos catadores e tiverem integrados em consórcios públicos.
Municípios pequenos e de médio porte não precisam ter aterros sanitários só para eles porque não têm condições técnicas e financeira para manutenção de aterros sanitários. A ideia do Governo Federal é juntar quatro, cinco cidades próximas, as menores, para que, juntas, administrem um aterro sanitário.
De acordo com o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, para haja o pensamento de desenvolvimento da planície litorânea e dos municípios litorâneos, todos devem estar unidos. “Nós estamos buscando uma forma consciente e prudente montar um consórcio público da região”.
Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo) / Fonte: Pro Parnaíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário