Vestidos de verde-amarelo e usando máscaras, ocupantes de mais de mil carros tomaram toda a extensão da avenida Raul Lopes neste domingo (19), durante a “Carreata pelo Trabalho”, numa ação do Movimento #precisamostrabalhar Teresina, de pessoas contra as medidas de isolamento social impostas pelos decretos municipal e estadual em Teresina e no Piauí. Organizada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, eles pregam o isolamento vertical e o retorno às atividades.
A concentração começou na avenida
Zequinha Freire, depois a carreata seguiu pela avenida João XXIII e
passou pela Raul Lopes. Em seguida passou em frente ao quartel do 25
Batalhão de Caçadores.
Um dos mobilizadores, o major da Polícia
Militar Diego Melo, filiado ao Patriotas, presidente da Associação dos
Oficiais da PMPI, destaca que a ação foi organizada pelo whatsapp e é
contra os desvios de recursos públicos, mas também contra a fome e o
desemprego.
“Realizar carnaval com dinheiro público e
15 dias depois Decretar Calamidade Pública e Isolamento Radical
Horizontal por mais de um mês em nossas cidades e em nosso Estado, sem
informações básicas que possam subsidiar qualquer decisão, foi um erro
dos gestores que milhões pagarão caríssimo, com muitas vidas, empregos,
saúde física e psicológica, e um caos social que se agirmos rápido,
talvez ainda possamos evitar”, destaca o oficial.
Em live realizada durante a carreata, o major Diego, afirma que a
população quer retomar suas atividades. Ele condena as medidas de
restrição. “Isso é o povo querendo voltar a trabalhar. Pelo fim dos decretos pretorianos, abusivos que impedem as pessoas de exercer seus direitos fundamentais e constitucionais. As pessoas que forem molestadas em seus direitos, devem denunciar. Não podemos ficar inertes, só dentro de casa. É preciso um isolamento vertical, seletivo, retorno gradual às atividades, deixando em casa somente os grupos de risco e os doentes sintomáticos e assintomáticos. Teresina está toda reunida contra essas medidas abusivas”, destaca.
Pedido de intervenção militar
Diego afirma que os grupos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro estão realizando carreatas desde o meio-dia em diferentes pontos de Teresina e em todo país. “Foi um chamamento do Vem para Rua nacional que mobilizou todos os estados”.
Ele afirma que uma parte do grupo é a favor da intervenção militar e pede a derrubada dos poderes legislativo e judiciário.
“Parte do grupo pede intervenção militar porque enxerga nessas medidas adotadas um viés para a derrubada do presidente Jair Bolsonaro. Esse grupo está em frente ao 25 Batalhão de Caçadores do Exército, porque acreditam como única saída para barrar os governantes dos estados, senadores e deputados que querem quebrar o país e assim derrubar o presidente”, explica o patriota, afirmando não concordar plenamente com essa visão.
Caroline Oliveira
redacao@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário