quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Aluna de Cocal dos Alves representará o Piauí no Senado



A aluna Isamara Cardoso de Brito [foto ao lado], do Ensino Médio Augustinho Brandão (Emab), da cidade de Cocal dos Alves, norte do estado, foi selecionada para ser uma Jovem Senadora. Isamara representará o Piauí na 6ª edição do Programa Jovem Senador, do Senado Federal. 
A seleção dos jovens – um de cada estado – é feita por meio de redações. Este ano o tema proposto aos alunos para a construção dos textos era "Buscar voz para ter vez: democracia, cidadania e participação".
Para Isamara, a alegria é incontestável. “Sinto-me realizada. Sempre quis ser selecionada”, relata a aluna que elaborou uma redação sobre o poder da voz dos brasileiros. “Meu texto falava que a voz das pessoas é a única forma de mudar o Brasil”, conclui a estudante, que tem data marcada para novembro, quando participará das seções do Senado.
Para Aurilene Brito, diretora do Emab – escola que representa o Piauí pela segunda vez no programa – a participação dos alunos do colégio em debates como o promovido pelo concurso de redação sempre são importantes. “Promovemos entre os alunos um ambiente no qual eles possam refletir sobre a participação cidadã”, afirma a diretora, colocando que muitas escolas têm deixado de lado a questão social. “Nossas escolas têm deixado a desejar no papel de formação cidadã”, conclui. 
O progama
O objetivo do Programa Jovem Senador é aproximar jovens estudantes do parlamento e proporcionando-lhes conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo brasileiro. Pelo programa os estudantes de ensino médio têm a oportunidade de simular a atuação dos Senadores da República a vivenciar em Brasília, por quatro dias, o processo de discussão e elaboração das leis do país.
O Jovem Senador tem o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação do Ministério da Educação (MEC) e das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal.
Repórter: Francicleiton Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário