sexta-feira, 3 de abril de 2020

CONHEÇA A HISTÓRIA DE PAULYNHO PAIXÃO







O Cantor Francisco de Paula Moura nome verdadeiro de PAULYNHO PAIXÃO. Um dos maiores nomes da música piauiense e o maior compositor da atualidade no Nordeste, ele teve o maior número de músicas de sucesso emplacadas a nível nacional.


Dono de uma voz marcante e inconfundível. em 2008 estourou com a música alô paixão e na sequencia todas as faixas do seu cd viraram febre no Piauí e caiu no gosto de artistas em todo o Brasil.
O piauiense Paulynho Paixão virou febre depois de estourar nos forrós e rádios populares do Nordeste com um misto de forró, brega e sertanejo

Em shows, festas particulares, carros de som, propagandas em rádio e até como toques de telefone celular. Hoje, a música de Francisco de Paula Moura parece onipresente. Chamando assim, pelo nome de batismo, nem parece um astro da música romântica. Francisco de Paula Moura é o cantor e compositor Paulynho Paixão, o “Rei do Coladinho”.

Febre no Nordeste, suas canções estão entre as mais pedidas nas rádios e são tocadas hoje pelas bandas de forró mais populares do país. Nesse segmento é comum que os repertórios das bandas “coincidam” já que a maior parte dos grupos de forró executa hits “da concorrência” em seus shows. Para isso, é preciso que a música em questão seja um grande sucesso. E, como se diz no jargão musical, Paulynho Paixão está “estourado”.

Menino criado na roça, mais precisamente na Fazenda São Luís, zona rural de São Miguel da Baixa Grande, interior do Piauí – a 138 km da capital Teresina, Francisco passou a infância escutando programas de música sertaneja em um radinho de pilha. Os populares Alvorada Sertaneja, na Rádio Nacional de Brasília, e Programa do Roque Moreira, na Rádio Pioneira, de Teresina, eram suas companhias mais frequentes durante o trabalho no campo e também nas horas vagas.
“sem entender nada de música eu já gostava. Como as crianças hoje gostam da nossa música, eu gostava de Zezé di Camargo e Luciano. Ouvia muito sertanejo enquanto tirava leite de vaca. Coisa bem fazenda mesmo”, lembra Paulynho Paixão, que não se faz de modesto ao comparar a sua trajetória de vida à de seu ídolo Zezé. “Na roça não se tem muita diversão. As poucas vizinhas que a gente tinha queriam saber dos boyzinhos da cidade. Ouvir e fazer música eram minhas grandes diversões”, conta.
Paulynho começou a compor ainda criança. Nunca havia estudado música, não sabia tocar qualquer instrumento, não conhecia notas musicais ou cifras. Apenas escrevia versos rimados inspirados no dia a dia. A melodia surgia “naturalmente”. “Era de ouvido, coisa de dom mesmo. Ninguém explica; a gente atribui isso a Deus”, conta o compositor de aproximadamente mil canções, segundo suas próprias contas.

Romântico nato, Paulynho afirma que 90% de suas letras falam de amor. “As meninas tinham diários. Eu fazia músicas contando histórias da vida e acho que por isso as pessoas se identificam. Cada fora e cada sim que eu levei inspirou muito essa coisa do romance, do amor nas minhas músicas”, confessa.

Ainda criança, nas festinhas nas redondezas da Fazenda São Luís e mesmo na cidade, Paulynho passou a “se convidar” para cantar. “Quando eu via o pessoal tocando em bar, aquela coisa de ‘vocalista-tecladista’, eu pedia para tocar. Ninguém dava muita confiança, mas deixavam. Fui tomando gosto”, conta. Nessas brincadeiras despretensiosas teve início a ideia fixa de Francisco de Paula Moura se tornar músico profissional.

fonte som13.com.br


Cantor Paulinho Paixão de São Miguel da Baixa Grande, 138 quilômetros ao Sul de Teresina, o nome da música piauiense que estourou em 2010. Com dezenas de show por mês, Paulynho Paixão tem suas letras interpretadas por Aviões do Forró, Leo Magalhães e Forró do Muído, Simone e Simária, Bonde do Brasil, Wesley Safadão, Caio Costa, aqui no Piauí nomes como Frank Aguiar, Francís Lopes gravaram com Paulynho Paixão, Edgar Rodrigues, Kabral fizeram muito sucesso interpretando canções de Paulynho Paixão,

"Viajei bastante. S?o 15 anos ralando pelo mundo. Morei no Tocantins, morei em São Paulo...", recordou o cantor e compositor de "Eu amo você", famosa com o grupo Aviões do Forró, e que tem uma história pouco conhecida. "Essa música eu fiz com saudade do Piauí. Não tinha dinheiro nem para ir de ônibus, imagine de avião. 'Eu amo você' foi uma declaração ao nosso Estado", revelou o artista, que se denomina como "Rei do Coladinho".

O primeiro sucesso foi "Quero você, Tay", também com o Aviões do Forró. Depois disso, a banda também gravou "Me Acha", Alô, Atende aí, hoje  são músicas das mais pedidas nos shows do cantor. O sertanejo Léo Magalhães emplacou "Eu Canto, Bebo e Choro Por Você" Dois Amores. Com o Forró do Muído, das vocalistas Simone e Simária, que faziam a segunda voz para o piauiense Frank Aguiar, "Cabou, Cabou" e "Dá Um Tempo, Vai" também ganharam as rádios e shows pelo Brasil. Nota Dez fez um sucesso tremendo na voz de Xandy Avião, Onde anda meu amor, volta volta, meu amor voltou, foi amor, alô paixão, me acha, músicas como Saudades e Lembranças são das mais executadas e regravadas.

Mas para chegar ao sucesso, nada foi fácil. Em um show no Tocantins, Paulynho Paixão recebeu calote do empresário e ficou sem dinheiro para pagar os colegas de banda. Ele conta que, depois de pedir ajuda a Jesus Cristo, recebeu um sinal. "Estava no camarim, triste, quando alguém chutou o anel e ele parou nos meus pés. Esse foi o sinal de que eu não estava só e não era para desistir", disse o cantor, mostrando o dedo anelar esquerdo com o presente que leva até hoje.

Talvez por esse episódio a religião seja tão presente em sua carreira. O CD que estampa com orgulho das 22 faixas a frase "Todas essas músicas são de autoria de Paulynho Paixão" também traz a mensagem: "Ao senhor nada é impossível". Seus shows são encerrados com uma oração em forma de música.


Em 2017 usou suas redes sociais para pedir ajuda aos amigos para se livrar do seu problema com álcool e drogas chegando a participar do Programa Domingo Show da Record TV na época apresentado Por Geraldo Luís. em pouco tempo retornou aos palcos fazendo shows por todo o Nordeste e sempre com casa cheia. Sempre se metendo em polêmicas mais o seu talento,carisma e simpatia com os fãs sempre deu a volta por cima. sendo querido e reconhecido como o Rei do Coladinho. 

Infelizmente essa história de sucesso teve o fim na madrugada desta sexta - feira 3 de Abril de 2020, após sofrer dois acidentes o primeiro ele capotou seu corola que ficou totalmente destruído por volta das Hs 22:00, na BR - 316 próximo a cidade da Passagem Franca do Piauí mais ele saiu sem ferimentos e até gravou um vídeo para dizer que estava bem. após ser socorrido e levado ao Hospital de São Miguel da Baixa Grande, depois de liberado foi em casa pegou sua moto e mesmo contra a vontade dos familiares voltou em direção do local do primeiro acidente, quando sofreu o segundo acidente caindo de moto na PI- 225 próximo ao Riacho dos Dantas. Quando os irmão de Paulynho Paixão que tinham ido tentar resgatar o carro voltavam encontraram ele caído na Beira da estrada. Foi resgatado com vida e foi levado ao Hospital de Valença mais por volta das 3 da manhã veio a falecer. Devido a pandemia que vivemos não teve direito a um velório Digno da sua importância para a música piauiense, foi enterrado poucas horas depois ainda na manhã da sexta - feira.  O enterro aconteceu na sua cidade Natal São Miguel da Baixa Grande. Onde centenas de pessoas foram prestar sua última Homenagem ao Cantor Paulynho Paixão. O Piauí perdeu um dos maiores nomes da música do Estado, sendo conhecido nacionalmente por suas centenas de composições de grande sucesso. O REI DO COLADINHO DEIXARÁ SAUDADE.

Eudes Alves.

 Fonte das informações
http://www.noticiasdeurucui.com.br/,
som13.com.br e Eudes Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário