quinta-feira, 7 de agosto de 2014

TEM 'VIRADA' EM PARNAÍBA: Zé Filho 42%; Wellington Dias 31% e Mão Santa 11%


Nova pesquisa eleitoral. Desta vez do 'Instituto Credibilidade', feito apenas no município de Parnaíba, com intenções de votos para os candidatos a governador, senador, deputado (federal e estadual) e presidência da República, além de números avaliando o atual governador, Zé Filho (PMDB), e o atual prefeito Florentino Neto (PT).

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 3 de agosto e ouviu 412 pessoas de vários bairros por toda a cidade de Parnaíba. Está registrada sob protocolo PI-00081 / 2014. O eleitorado de Parnaíba é de 92.364 eleitores, de acordo com os dados do TSE referentes ao mês de julho de 2014. O grau de confiança é de 95% e a margem de erro é de 4,82%. Abaixo, todos os números:


PARA GOVERNADOR
A pesquisa do Instituto Credibilidade mostra que houve uma 'virada' em Parnaíba. O governador e candidato a reeleição Zé Filho (PMDB) aparece na frente do adversário, senador Wellington Dias (PT), no município do litoral do estado por uma vantagem maior que 10%. De acordo com os dados coletados na pesquisa estimulada, Zé Filho teria em sua cidade natal 42,48% da intenção de votos. W. Dias teria 31,80%. O ex-senador Mão Santa ficaria com 11,89%. Lourdes Melo, do PCO, teria 0,24%, empatada com Neto Sambaíba, do PPL, também com 0,24%. Os candidatos Maklandel Aquino, do PSOL, e Daniel Solon, do PSTU, não pontuaram na pesquisa. Não sabem em quem vão votar ou não quiseram opinar 11,41% dos entrevistados. Nulos ou brancos somaram 1,94%.


PARA SENADOR
De acordo com os números da pesquisa do Instituto Credibilidade, o candidato Wilson Martins (PSB) venceria, com grande folga, as eleições para o Senado no eleitorado de Parnaíba, tendo mais do que o dobro dos votos do segundo colocado, o candidato Elmano Ferrer (PTB). Na pesquisa estimulada, o ex-governador Wilson Martins teria 48,06% dos votos. Já o ex-prefeito Elmano Ferrer ficaria com 23,79% dos votos. Não souberam o que responder ou não quiseram opinar 18,93% dos entrevistados. Votariam nulo ou branco 6,55% dos eleitores. O candidato do PCB, Aldir Nunes obteve 1,21% das intenções de voto; Gustavo Henrique, do PSC, obteve 0,97%; o Professor Claudionor, do PPL, ficou com 0,49%; e o candidato do PSTU, Geraldo carvalho, não pontuou na pesquisa.


PARA DEPUTADO FEDERAL
Quando o questionamento da pesquisa do instituto Credibilidade é espontâneo sobre o voto para deputado federal, o ex-senador Heráclito Fortes (PSB) aparece com 8,25% das intenções de votos. Mais atrás o deputado federal Assis Carvalho (PT) surge com 3,64%, empatado com a deputada estadual Rejane Dias (PT), mulher de Wellington Dias. O jornalista Silas Freire (PR) vem na sequência com 2,43% e Rubens com os mesmos 2,43% de intenções de votos.  Vale lembrar que mais da metade do eleitorado pesquisado, 72,09% disseram ainda não saber em quem vão votar ou não quiseram opinar na pesquisa.


PARA DEPUTADO ESTADUAL
Quando o questionamento da pesquisa do instituto Credibilidade é espontâneo sobre o voto para deputado estadual, o parnaibano lembra primeiro dos candidatos da terra. A deputada estadual Juliana Moraes Souza (PMDB), esposa do atual governador, foi a escolha de 21,84% dos entrevistados. O ex prefeito de Parnaíba, Zé Hamilton, do PTB, foi lembrado e escolhido por 7,04% dos parnaibanos. O deputado Tererê ocupa o terceiro lugar na preferencia da cidade, somando 5,34% das intenções de voto. O deputado Nerinho (PTB) e o candidato Ronaldo Prado (PT do B), outro parnaibano, obtiveram pontuaram na pesquisa com 1,21%. Porém, aqui também mais da metade do eleitorado pesquisado, 57,04% disseram ainda não saber em quem vão votar ou não quiseram opinar na pesquisa.


PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA
A população de Parnaíba ainda foi questionada sobre a corrida presidencial. E neste ponto, a candidata à reeleição Dilma Rousseff obteve grande vantagem sobre seus adversários. Na pesquisa estimulada para presidente, a candidata do PT figura com 57,28% das intenções de voto. Em segundo lugar, com bem menos da metade, está o candidato tucano Aécio Neves, do PSDB, com 19,90%. O candidato do PSB, Eduardo Campos, foi a escolha de 6,80% dos entrevistados. Não souberam responder ou não quiseram opinar 13,11% dos entrevistados. Nenhum, nulo ou branco foi a opção de 2,67% dos parnaibanos. O Pastor Everaldo, candidato do PSC, ficou com 0,24% das intenções de voto. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa.


APROVAÇÃO DO GOVERNADOR ZÉ FILHO
A pesquisa do Instituto Credibilidade também questionou o eleitorado de Parnaíba sobre a aprovação e a avaliação da administração do atual governador Zé Filho (PMDB). Questionado se aprova ou desaprova a administração de Zé Filho, o eleitorado respondeu da seguinte maneira: 52,67% dos entrevistados disseram aprovar a administração do governador Zé Filho, enquanto 23,30% disseram não aprová-la. Não souberam responder ou não quiseram opinar 24,03% dos entrevistados. Já na questão de avaliação da atual administração do Governo Estadual, 10,92% disseram ser “ótima” a gestão de Zé Filho. Avaliaram como “boa” 33,74% dos entrevistados. Os parnaibanos que consideram a administração do Zé apenas “regular” somam 21,84%. Os que avaliam como “ruim” são 14,08% e os que dizem que a gestão é “péssima” são 6,80%. Não souberam responder ou não quiseram opinar neste item 12,62% dos parnaibanos.


APROVAÇÃO DO PREFEITO FLORENTINO NETO
A população de Parnaíba também foi consultada a respeito da gestão do prefeito Florentino Neto, do PT. A pesquisa do Instituto Credibilidade constatou que 49,03% dos parnaibanos aprovam a administração do prefeito petista, enquanto somam 28,88% aqueles que desaprovam o modo como o prefeito Florentino tem administrado o Município. No que se refere à avaliação da atual administração de Parnaíba, foram 6,31% os que disseram ser “ótima” a gestão do prefeito Florentino. Avaliaram essa mesma gestão como “boa” 29,85% dos entrevistados. Os entrevistados que consideram a administração de Florentino Neto apenas “regular” somam 23,54%. Já os que avaliam como “ruim” são 16,02% e os que dizem que a gestão de Florentino é “péssima” são 11,17%. Não souberam responder ou não quiseram opinar neste item 13,11% dos parnaibanos.



Edição: Frank Cardoso (Portal Boca do Povo)
Fonte: 180graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário