domingo, 1 de fevereiro de 2015

Deputados tomam posse e elegem Themistocles Filho para presidente da Assembleia Legislativa do Piauí


WANESSA GOMMES, DO GP1
Atualizada em 01/02/2015 - 14h14
Os 30 deputados estaduais eleitos nas eleições de 5 de outubro de 2014 tomaram posse neste domingo, 1 de fevereiro. A solenidade estava prevista para inicicar às 11 horas, mas atrasou. Logo após a solenidade de posse houve a eleição para presidente da Assembleia Legislativa do Piauí. Sem consenso, disputaram a presidência os deputados Fábio Novo (PT) e Themistocles Filho (PMDB).

Com 16 votos contra 14, Themistocles Filho foi eleito presidente da Assembleia Legislativa para o próximo biênio.

A sessão foi encerrada às 13h44. Em entrevista à imprensa, Themistocles disse que fará um discurso por escrito, sem emoção, na próxima terça-feira (3).
Imagem: Bernardo Marçal/GP1Themistocles Filho e Fábio Novo disputam presidência da Assembleia(Imagem:Bernardo Marçal/GP1)Themistocles Filho e Fábio Novo disputam presidência da Assembleia
Hove uma grande renovação na Assembleia Legislativa do Piauí com 13 novos deputados. São eles: Fábio Xavier (PR), Firmino Paulo (PSDB), Flora Izabel (PT), Francisco Limma (PT), Georgiano Neto (PSD), Janaínna Marques (PTB), Dr. Hélio (PTC), Dr. Pessoa (PSD), Zé Santana (PMDB), Júlio Arcoverde (PP), Pablo Santos (PMDB), Rubem Martins (PSB) e Severo Eulálio (PMDB).
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Deputados são empossados(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Deputados são empossados
O prefeito de Picos, Kléber Eulálio, participou da solenidade de posse. Kléber, que já foi presidente da Assembleia Legislativa, disse que esse é um momento importante na história da política do Piauí e lembrou que seu filho, Severo Eulálio, é um dos deputados que tomam posse: "Estou feliz pelo meu filho que também está tomando posse hoje".
Imagem: Lucas Dias/ GP1Fábio Novo(Imagem:Lucas Dias/ GP1)Fábio Novo
Antes de iniciar a solenidade, Fábio Novo disse que estava confiante na vitória e que não acreditava em traição: "Não acredito em traição porque eu trabalhei de uma forma completamente diferente da oposição".

O deputado Marden Menezes criticou a interferência dos Palácios de Karnak e da Cidade no processo para escolha do presidente da Casa: "Fiquei constrangido de ver essa situação", declarou.
Imagem: Lucas Dias/ GP1Marden Menezes(Imagem:Lucas Dias/ GP1)Marden Menezes
Questionado se isso deixará marcas no PSDB, Marden respondeu: "Com certeza, não tem como não ficar marcas, mas eu garanto que eu não vou sair do partido e como um verdadeiro tucano eu vou ficar na oposição", garantiu.

Georgiano Neto (PSD), eleito deputado mais novo, disse que pretende honrar os compromissos feitos durante a campanha e defender os direitos dos municípios: "Estou muito honrado por ser o deputado mais jovem e pretendo honrar a escolha do povo".

O deputado Wilson Brandão (PSB), que vai para o 7º mandato, disse que vai aprimorar projetos e que fica muito feliz pela renovação da Casa: "A pluralidade da Casa é muito importante para a democracia", disse.
Imagem: Lucas Dias/ GP1Wilson Brandão(Imagem:Lucas Dias/ GP1)Wilson Brandão
Às 11h20, o deputado Themistocles Filho declarou aberta a sessão de posse. Logo em seguida, o deputado Fábio Novo proclamou os nomes dos deputados diplomados.

O deputado Themistocles Filho foi o primeiro a prestar o juramento constitucional. Depois, Fábio Novo chamou cada deputado, indivualmente, para assinar o termo de posse e prestar o juramento.

Ao meio-dia, o deputado Themistocles Filho declarou empossados os 30 deputados e encerrou a sessão de posse.

Às 12h28 o deputado Fábio Novo começou a chamada dos deputados para iniciar a votação para presidente da Assembleia Legislativa e Mesa Diretora. O primeiro a votar foi o deputado Edson Ferreira.

Para ser eleito, era preciso conseguir pelo menos 16 votos.

Às 13h33 os deputados terminaram de votar e vai ser iniciada a apuração para presidente.

A Mesa Direitora está composta da seguinte forma: 

1º vice-presidente Marden Menezes (PSDB)
2º vice-presidente Edson Ferreira (PSD)
3º vice-presidente Flávio Nogueira Júnior (PDT)
4º vice-presidente Evaldo Gomes (PTC)

1º secretário Fernando Monteiro (PTB)
2º secretário Wilson Brandão (PSB)
3º secretário Zé Santana (PMDB)
4º secretário Júlio Arcoverde (PP)
Imagem: Lucas Dias/GP1Deputado Edson Ferreira inicia votação(Imagem:Lucas Dias/GP1)Deputado Edson Ferreira inicia votação
Imagem: Lucas Dias/GP1Fábio Novo (Imagem:Lucas Dias/GP1)Fábio Novo

Nenhum comentário:

Postar um comentário