segunda-feira, 27 de maio de 2019

MANIFESTO AVABA 10 ANOS DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM ALGODÕES

                              MANIFESTO DE UMA                                         TRAGÉDIA ANUNCIADA
               AVABA-ASSOCIAÇÃO DAS VÍTIMAS                     DA BARRAGEM ALGODÕES

   Parece que foi ontem, mas já se passaram 10 anos do rompimento da Barragem.
Naquele fatídico 27 de Maio de 2009, em torno das 16:00 horas deu-se o rompimento. O estrondo foi ouvido em todo o país.
   Hoje não se comemora nada e, sim, será mais um dia de clamor por falta de compromisso, de responsabilidade dos órgãos governamentais com os cidadãos e as pessoas mais humildes e indefesas.
   São passados 10 anos e, por coincidência, é o mesmo governador. Com os mesmos métodos. Com o mesmo jeito de afagar as pessoas, esquecendo o transtorno que essas pessoas passaram e estão passando pela falta da nova Barragem.
    Daquele maio de 2009 para cá, tivemos, alternados, bons períodos de chuva e outros maus, De todo o modo, dos bons períodos de chuva, não se conseguiu reter nada, visto que, a Barragem Algodões não estava nas prioridades do Governo. O projeto da nova Barragem Algodões foi elaborado. A licitação para sua construção foi feita. A população atingida aprovou o novo projeto em audiência pública, mais até hoje nada foi feito. Fica sempre a mesma pergunta; quando o Estado vai iniciar a construção da nova Barragem?
     Não está em jogo apenas a miséria e a dor dos afetados, mas o desenvolvimento socioeconômico de uma importante região do estado. Por outro lado, os governantes parecem não terem aprendido a lição da Barragem Algodões I. Dezenas de barragens pelo estado, continuam carentes de manutenção e trabalho preventivo.Parece mesmo ser o que se diz para toda a América: ¨INVESTIMENTO EM PREVENÇÃO É UM GRANDE TRABALHO, MAS OS DESASTRES SÃO UM GRANDE NEGÓCIO¨. 

  O POVO clama pela construção, porque tem prejuízo quando chove e quando não chove.
,
27 de Maio de 2009- 27 de Maio de 2019. TRISTE LEMBRANÇA





Texto CORCINO MEDEIROS.
Imagens DJ RICARDO SANTOS
Produção EUDES ALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário