O ex-presidente Lula (PT) frustou as expectativas de alguns petistas do Piauí. Ao citar os nomes de petistas que podem subistituí-lo, em 2018, Lula nem de longe falou no nome do governador Wellington Dias (PT).
As conversas sobre a possibilidade de Wellington ser o susbstituto de Lula ganharam força durnate congresso nacional do partido, mas Lula mostra que tudo não passava de especulações. A declaração do presidente foi dada durante entrevista a revista Exame.
No trecho da entrevista em que é questionado sobre o assunto, Lula cita os nomes dos governadores de estados com maior representatividade no cenário político nacional. O ex-presidente explica que esses são grandes estados e dão visibilidade aos governadores.
“O PT tem governadores em três Estados importantes. O governador de um Estado importante tem um cacife para ser candidato”, disse. O petista falava de Fernando Pimentel em Minas Gerais, Rui Costa na Bahia e Camilo Santana no Ceará.
Mas o preferido de Lula é ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que foi ministro da Educação durante os governos petistas, como possível alternativa ao Planalto, caso ele não possa se candidatar.
“O Haddad pode ser uma personalidade importante se ele se dispuser a percorrer o Brasil. Nessa crise da educação, eu já me reuni com o Haddad e falei ‘companheiro Haddad, é o seguinte, você tem que botar o pé na estrada e falar da educação, falar do que você fez na educação, Haddad!'”, disse.
Em 2018, Wellington Dias deve mesmo é se preocupar com a reeleição como governador do Piauí. Aqui ele tem mais chances.
Fonte: Revista Exame Publicado por: Lídia Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário