segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

DOS 30 PRESOS DA PF, 29 são soltos nesta segunda-feira


O delegado da Polícia Federal Janderlyer Gomes confirmou que 29 dos presos na Operação Geleira, deflagrada na semana passada, foram soltos às 0h desta segunda-feira. O único que ainda está preso é um dos assessores da deputada estadual Ana Paula, José Helder do Nascimento, isso porque ele foi preso 24h depois do cumprimento dos demais mandados.

A madrugada foi movimentada, principalmente na penitenciária Major Cesar, localizada na BR 316 entre Teresina e Altos, onde estavam 11 dos presos na operação, em um espaço reservado e distante dos demais presos no local. A movimentação também foi intensa no Quartel do Comando Geral onde estavam detidos os restantes dos presos em celas especiais.

ENVOLVIDOS PODEM SER PRESOS NOVAMENTEJanderlyer Gomes confirmou ainda que não houve, até o momento, a necessidade de pedir a prorrogação destas prisões temporárias, mas que a soltura dos envolvidos não impede que sejam decretadas novas prisões, desta vez em caráter preventivo, caso sejam confirmadas as acusações.

“O que nós buscávamos neste primeiro momento foi encontrado e até mesmo as pessoas que foram presas colaboraram em seus depoimentos. A Polícia Federal ficou muito satisfeita com o que foi colhido por meio dos mandados. O que não quer dizer que tudo foi exaurido. Pelos contrário, os depoimentos nos trouxeram novos itens para a investigação e até mesmo o indício do envolvimento de outras pessoas. E volto a acrescentar, a Operação Geleira está apenas em seu primeiro momento, ela ainda vai prosseguir”, conta o delegado.

OPERAÇÃO GELEIRA CONTINUAO próximo passo das investigações realizadas pela Superintendência da Polícia Federal no Piauí deverá ser concentrada na oitiva de vários outros envolvidos, principalmente dos empresários que forneciam as notas frias. Algumas destas empresas eram apenas de fachada e serviam para os gestores desviarem recursos destinados à administração publica municipal. Outras empresas envolvidas são já consolidadas e famosas no Piauí.

Durante as investigações muitos documentos foram coletados, alem de escutas telefônicas que deverão ser futuramente divulgadas pela PF à imprensa. Os presos também forneceram o que é chamado de “padrão de voz” para que seja usado na comparação das vozes coletadas nos grampos telefônicos.

"JÁ PASSEI OUTRAS VEZES", AFIRMA CHICO FILHOAo ser libertado, o ex-prefeito de Uruçuí, Chico Filho foi indagado pela reportagem da TV Meio Norte se estava se sentindo injustiçado com a prisão. Chico Filho sorriu e afirmou: “Já passei outras vezes”. Nomeado por Wilson Martins para chefiar a Emater, Chico Filho pediu exoneração do cargo durante o período de investigações.

A reportagem do 180Graus ligou para todos os prefeitos que foram presos na Operação Geleira, deflagrada na última quarta-feira (19), para que eles tivesse o espaço de falar sobre a prisão e ainda esclarecer os fatos que os levaram à prisão temporária. Muitos dos telefones estavam desligados e outros não responderam à ligação.

A OPERAÇÃO GELEIRADecretada em ação conjunta da Polícia Federal no Piauí e da Controladoria Geral da União (GRU) a operação Geleira cumpriu 30 mandados de prisão e ainda 84 mandados de busca e apreensão. Participaram da operação simultanemanete 325 policiais federais de vários estados e 28 servidores da CGU. A Geleira foi deflagrada com a finalidade de desarticular uma rede criminosa especializada na comercialização de notas fiscais frias e desvio de recursos públicos de prefeituras do interior do Estado do Piauí.

Foram apreendidos documentos em órgãos públicos municipais, empresas e escritórios de contabilidade dos municípios de Marcos Parente, Uruçuí, SRN, Várzea Branca, Caracol, Elizeu Martins, Porto, Amarante, Miguel Leão, Ribeira do Piauí, Floriano e Teresina. A informação é de que o rombo nos cofres públicos chega a R$ 20 milhões, dinheiro supostamente vindo do SUS e Fundeb.

FONTE 180 GRAUS POSTADO DIA 24 JANEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário