sexta-feira, 12 de outubro de 2012

500 candidatos não tiveram registro de votos no Piauí

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

500 candidatos não tiveram registro de votos no Piauí

Após o fim das eleições no domingo (7), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os votos computados dos vereadores municipais do Piauí. De todos os votos válidos, cerca de 500 candidatos não obtiveram voto. Segundo o sistema Divulga, do TSE, 27 candidatos a vereador que concorreram as eleições em Teresina não tiveram registro de votos na disputa de 2012.
A Câmara Municipal de Vereadores da capital do Piauí ofereceu 29 vagas, oito a mais do que o último pleito em Teresina. No total, 571 candidatos se inscreveram para disputar espaço no legislativo. No Piauí, casos de candidatos com nenhum voto sequer ocorreu em quase todos os municípios. Em algumas cidades, o número de candidatos com nenhum voto computado chegou a 12. Foi o caso do município de Floriano. Já na cidade de Francinópolis, 10 candidatos não tiveram sequer seu voto próprio.
Outros municípios que registraram ocorrências semelhantes foram: Acauã, Agricolândia, Anísio de Abreu, Belém do Piauí, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Princípio, Buriti dos Lopes, Campo Largo, Campo maior, Capitão Gervásio Oliveira, Cocal, Cocal de Telha, Cristino Castro, Dom Inocêncio, Elizeu Martins e Lagoa do Piauí, entre outros.
Ainda de acordo com o mesmo sistema do TSE, a pertinência de zero votos na plataforma on-line pode ser justificada por diversos motivos. Há a possibilidade de estarem indeferidos em fase de recurso. Falecimento e renúncia também podem ser motivos para a apresentação de votos zerados. "O candidato que aparece com zero voto pode não ter tido votação, estar indeferido com recurso ou, após a preparação das urnas, ter sido indeferido, ter renunciado ou falecido", esclarece o endereço eletrônico.
Segundo o TSE, somente na capital dez candidatos receberam apenas um voto; seis concorrentes tiveram seis votos; e também seis concorrentes tiveram registro de três votos durante o pleito municipal de 2012.
Em Guadalupe três candidatas não receberam nenhum voto. 
Em Cocal quatro candidatos não receveram nenhum voto
 
GUADALUPE AGORA,
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário