quarta-feira, 4 de maio de 2011

Luciano Nunes cobra providências do Governo na resolução do litígio entre COCAL e GRANJA

O deputado estadual Luciano Nunes (PSDB) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa hoje (04), para cobrar mais uma vez do Governo do Estado providências quanto ao problema do litígio entre Piauí e Ceará, mais precisamente entre os municípios de Cocal da Estação (PI) e Granja (CE). De acordo com o parlamentar tucano, o Governo do Piauí não pode contar com a boa vontade do Ceará para resolver o problema, pois como bem lembrou o deputado Kléber Eulálio (PMDB), é da época do Império.

As comunidades dos povoados Campestre, Sumaré, Tucuns, Jaboti, Palmeira do Ricardo e Tudurum, que antes eram vinculados ao município de Cocal (PI), agora fazem parte do município de Granja (CE) e estão sem os serviços básicos como saúde e educação. Esta mudança ocorreu após o Censo Demográfico de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os moradores da região não se conformam com a situação e estão sofrendo com o descaso do poder público.

No início do mês passado o deputado Luciano Nunes esteve em Cocal visitando as comunidades atingidas pelo litígio, repercutiu o assunto na Assembleia, levou o problema para Comissão de Litígio para tentar solucionar a questão, mas até agora as discussões não avançaram e o Governo do Estado não propôs nenhuma intervenção.
Imagem: DivulgaçãoDeputado Luciano Nunes(Imagem:Divulgação)Deputado Luciano Nunes
“Sabemos que o problema de litígio do Piauí com o Cerá é antigo, mas agora temos um fato novo, várias comunidades de Cocal da Estação estão desassistidas, sem acesso à educação e saúde. A Prefeitura de Cocal não tem condições financeiras e nem legal de resolver esse problema, por isso apelamos ao Governo do Estado. O governador Wilson Martins em reportagens recentes na mídia local disse que era amigo do governador e do vice do Ceará e que o problema seria resolvido. Em outra reportagem, o deputado Neto Nunes do Ceará afirmou ser contrário a postura dos piauienses de realizar um plebiscito para resolver o assunto. Portanto, está claro que não há um entendimento entre os dois estados, e a população não pode ser penalizada”, destacou Luciano Nunes.

Durante o seu pronunciamento, Luciano Nunes deu sugestões para solucionar a questão do litígio que envolve mais de mil pessoas registradas como piauienses, que defendem que as áreas que já se definiram ao longo de décadas sejam ser respeitadas. “Eu acredito que esse problema só se resolverá com a criação de uma lei federal. Mas como a criação de uma lei demanda tempo, seria interessante que o Governo do Estado entrasse com uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal para garantir que as políticas públicas mínimas desses cidadãos piauienses fossem asseguradas antes da resolução desse conflito”, afirmou.

O deputado Kléber Eulálio ouviu as considerações do deputado tucano e se comprometeu a levar o assunto ao governador Wilson Martins.
FONTE GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário