quarta-feira, 11 de maio de 2011

Senado Federal vota na CCJ a divisão do Piauí após 2 anos de paralização


A divisão do Estado do Piauí voltou a tramitar em Brasília. Após dois anos parado, o assunto será discutido, e votado, amanhã (12), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. A iniciativa é do senador João Vicente Claudino (PTB).

“Vamos aproveitar a autorização de plebiscitos sobre criação dos Estados de Carajás e Tapajós, a serem desmembrados do Pará, e reascender a discussão no Piauí. Vamos buscar um projeto para desenvolver a região Sul do Estado, sem que o Piauí seja prejudicado”, disse o senador.

Tramitam ainda em Brasília outros 14 projetos visando a criação de novos Estados no país. Podem ser citados a desmembração do Maranhão do sul, Estado do Triangulo, de Minas Gerais, e Santa Cruz, com origem na Bahia.

“A criação do Estado do Gurguéia ainda não foi discutida no Senado. O projeto deu entrada na Câmara Federal no dia 10 de abril de 2007. A partir de 2009, passou dois anos parados, aguardando designação do relator. Precisamos de movimentações políticas e sociais para reascender essa discussão”, informou o parlamentar. Para a criação do Gurguéia é necessária a realização de plebiscito. O assunto também foi discutido nesta quarta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Piauí.
FONTE CIDADR VERDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário