segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Dilma pode vir nesta semana ao Piauí vistoriar Transnordestina


A presidente Dilma Rousseff deve visitar o Piauí e outros três estados nordestinos esta semana. Segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo, o atraso em projetos do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC - motiva a viagem, que deve durar três dias. Já se cogita, inclusive, a instalação de câmeras nos canteiros de obras na região. A informação não foi confirmada pelo Palácio do Planalto, que divulga agenda em Brasília para a chefe de estado nesta segunda-feira.

De acordo com a reportagem, a decisão de fiscalizar as obras foi comunicada na semana retrasada ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ideia teria surgido após ser constatada a redução no ritmo do PAC, que tem entre suas obras a ferrovia Transnordestina, que corta o Sul do Piauí.

Problemas de gestão e o corte de R$ 50 bilhões feito pelo Ministério da Fazenda nos cofres da União em 2011 seriam os responsáveis pela lentidão. Com a visita, Dilma Rousseff pretende fazer com que obras importantes não sejam prejudicadas pro ajustes fiscais do governo, que devem promover corte neste ano ainda maior R$ 60 bilhões.

Em três dias, Dilma Rousseff deverá passar por  Paraíba, Pernambuco, Piauí e Ceará. Além da Transnordestina, entre as obras a serem visitadas estão a transposição do rio São Francisco e projetos de irrigação. Alguns canteiros devem ganhar câmeras para que as ações sejam acompanhadas por um sistema on-line de monitoramento na Casa Civil.

O jornal acrescenta que o PT deve aproveitar a viagem para pedir participação na pré-campanha eleitoral de 2012 em algumas cidades. No entanto, fontes afirmam que ela ficará distante das conversas neste primeiro semestre.
cidadeverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário