sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Fiscalização do SUS investiga falso médico trabalhando em unidade de saúde em PIRACURUCA


“A denúncia é séria porque os pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde – podem estar sendo atendidos por um falso médico”, afirmou o pastor Wilian Batista.


Ele disse que a ambulância de Jardim do Mulato não é equipada para urgência e está sendo utilizada irregularmente para o transporte de pacientes que são atendidas em clínicas particulares em Teresina.


“Segundo denúncias, a Secretaria Municipal de Saúde manda as pessoas para que possam ser atendidas em Teresina e quando as pessoas precisam de ambulância para casos mais graves não se encontra o veículo”, declarou.


O Denasus em auditoria realizada em Piracuruca constatou que os médicos do PSF (PSF) não estão cumprindo a carga horária de 40 horas semanais por causa dos vários vínculos empregatícios.


Segundo o relatório do Denasus, os médicos do PSF de Piracuruca têm vínculos em outros municípios. Em abril de 2010, um médico do PRF trabalhava na Maternidade de Piracuruca e no Pronto Socorro Municipal. Todos os médicos do PSF têm que trabalhar durante 40 horas por semana.


Um médico do PSF trabalha no Posto de Saúde Catarina, de Piracuruca, mas também dava 20 horas no Hospital Regional Chagas Rodrigues de Piripiri; 12 horas no Hospital de Piracuruca; e 24 horas no Pronto Socorro Municipal de Piracuruca.


Outro médico do PSF trabalhava 40 horas no Posto de Saúde Jacaré de Baixo; seis horas no Hospital da Polícia Militar Dirceu Arcoverde, em Teresina; oito horas no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, seis horas como plantonista da Maternidade Municipal de Piracuruca; seis horas como anestesista do Hospital de Piracuruca; fisiologista da Clínica São Lucas de Teresina; e 12 horas como anestesiologista no Coponep. Ele tem seis empregos, apesar de trabalhar no PSF.


Médico estava cadastrado no Posto de Saúde Fátima pelo PSF; tinha 20 horas como cirurgião geral; dez horas como pediatra; oito horas como ginecologista; e dez horas como ginecologista da Maternidade Municipal de Piracuruca; quatro horas como cirurgião geral do Hospital Geral de Piracuruca e duas horas como cirurgião geral do Centro Especializado de Piracuruca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário