terça-feira, 12 de junho de 2012

Tribunal Regional Eleitoral absolve o vereador picoense Edilson Carvalho


JOSÉ MARIA BARROS, DO GP1
Em sessão judiciária realizada na manhã desta terça-feira, 12 de junho, o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), absolveu por unanimidade o vereador picoense Edilson Alves de Carvalho da acusação de infidelidade partidária.

Alegando perseguição, o parlamentar picoense deixou o antigo partido, o PP, e se filiou ao PTB. Por conta da mudança, o então procurador regional eleitoral Marco Aurélio Adão ajuizou uma ação solicitando a perda do mandato do vereador, mas, o pedido foi negado pela corte em julgamento realizado nesta terça-feira.

O julgamento do vereador Edilson havia sido iniciado no dia 16 de abril e suspenso a pedido do presidente do TRE, desembargador Haroldo Rehem, após a defesa apresentar alguns documentos que comprovariam as perseguições. Na época o placar da votação estava 2 a 1 em favor da cassação do mandato.

Imagem: José Maria Barros/GP1Vereador Edilson Carvalho é mantido no cargo pelo TRE-PI(Imagem:José Maria Barros/GP1)Vereador Edilson Carvalho é mantido no cargo pelo TRE-PI

Após quase dois meses o julgamento foi retomado na manhã desta terça-feira, 12, e, segundo o deputado Nerinho (PTB), o relator do processo, juiz substituto Sandro Helano Soares Santiago reconheceu os argumentos da defesa, mudou o seu voto e posicionou-se a favor da absolvição do parlamentar, sendo seguido pelos demais membros da corte, com exceção de Agrimar Rodrigues de Araújo, que alegou foro íntimo e absteve-se de votar.

“Os advogados de defesa comprovaram que o vereador Edilson Carvalho foi eleito por um partido, cujo candidato concorreu contra o atual prefeito de Picos e ano passado esse partido passou para a base aliada, deixando o parlamentar numa situação de desconforto, pois é oposição a administração municipal. A corte, por unanimidade, reconheceu a perseguição, portanto não houve infidelidade partidária, e o absolveu”, explicou o deputado Nerinho.

Na lista

Dois vereadores picoenses ainda serão julgados pelo TRE acusados pelo Ministério Público Eleitoral de infidelidade partidária. José Rinaldo Cabral Pereira Filho, o Rinaldinho, que trocou o PMDB pelo PSB e José Luís de Carvalho, que migrou do PV para o PSB, partido da deputada e pré-candidata a prefeita Belê Medeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário