O maior número de casos denunciados na Delegacia de combate aos crimes na internet é de ataque a honra. É o que revelou hoje a delegada Erika Mourão Melo de Aguiar ao apresentar o primeiro balanço da delegacia que foi criada há cerca de um mês.
De acordo com a delegada, 80% das denúncias registradas ocorreram no Facebook. A principal denúncia foi de crime contra a honra, de fraude bancária na internet e ameaças usando a rede social.
Uma das denúncias polêmicas no Distrito é de uma ex-mulher que denunciou um político no Estado. Ela acusa o ex-marido de fazer uma campanha difamatória na internet, inclusive usando vídeos.
Delegada Erika
A delegada Erika Mourão faz mistério sobre o caso e garantiu que não dará detalhes sobre a denúncia. “É um crime contra a honra e não vamos revelar ou dar detalhes”, disse a delegada.
No total, 26 denúncias foram registradas na nova delegacia. Uma de falsa identidade, 17 crimes contra a honra, três de estelionato, 4 furtos mediante fraudes e uma ameaça na web.
Como fazer a ocorrência
Ao sofre ameaças, o internauta tem que procurar a delegacia, que fica localizada no prédio da Delegacia Geral, no Centro de Teresina. Qualquer informação ligue: (86) 3216-5216.
No Distrito, tem crescido o número de golpes bancários. A delegada recomenda que não se deve preencher cadastro bancário via –email ou na internet. “Banco nenhum faz recadastramento via internet”, disse.
Os crimes na internet são de menor potencial ofensivo e a pena é determinada pelo juiz. Os casos de pedofilia na internet, a delegada esclareceu que são investigadas na Delegacia De Proteção à Criança e ao Adolescente.
Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário