sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Prefeitos iniciam mandatos no Piauí e comandam "farra" com a nomeação de parentes


GIL SOBREIRA, DO GP1
Atualizada em 04/01/2013 - 12h38
Os promotores de Justiça terão muito trabalho com alguns dos novos prefeitos piauienses, em voga o nepotismo, prática proibida pela súmula n° 13 do Supremo Tribunal Federal. Nepotismo vem da palavra latina nepos, que vem a ser neto ou descendente e é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes (ou amigos próximos) em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.

Em Buriti dos Lopes, Bernildo Duarte Val, assume pela primeira vez a Prefeitura do Município e começou nomeando diversos parentes para cargos de confiança. Foram nomeados entre os secretários, a esposa Emilia Maria Felisberta Cardoso Val para a Secretária de Assistência Social, a sobrinha Roberta Tallita Val Amorim para a Chefia de Gabinete, a irmã Nilma Maria Duarte Val Romão para Secretária de Educação e a Madrasta Eliane de Oliveira Sousa Val foi nomeada para a Procuradoria do Municipio.

Imagem: Portal Boca do PovoBernildo Duarte Val(Imagem:Portal Boca do Povo)Bernildo Duarte Val

Em São Raimundo Nonato o prefeito Avelar Ferreira nomeou a esposa Kátia Guerra para a Secretaria de Assistência Social, a irmã Rosa Amélia para a Secretaria da Educação e a sobrinha Ana Teresa Ferreira para a Secretaria da Administração.

Imagem: Portal Serra da CapivaraAvelar Ferreira(Imagem:Portal Serra da Capivara )Avelar Ferreira

Em Esperantina o prefeito Lourival Bezerra Freitas nomeou a esposa Luana Machado para a Secretaria da Ação Social e o irmão Elidenes Bezerra Freitas para a Secretaria da Saúde.
Em Luis Correia a prefeita Adriane Prado nomeou o esposo Luiz Pedrosa como Secretário de Governo. Nada mal se não fosse condenado 03 vezes pela Justiça Federal e réu em outras 17 ações cíveis e criminais.

Imagem: Francisco Menezes Lourival Bezerra Freitas(Imagem:Francisco Menezes)Lourival Bezerra Freitas

O prefeito de Barras, Edilson Capote (PSD), inicia sua gestão nomeando apenas quatro secretários. Segundo ele, a escolha dos auxiliares foi baseada em “critérios técnicos”.
Mas um detalhe chama a atenção: os “técnicos” que formam a equipe foram encontrados dentro do seu seio familiar. O odontólogo Antônio Carlos, é primo do prefeito e foi o escolhido para a Secretaria de Saúde. A Secretaria da Educação será administrada pelo professor aposentado do Instituto Federal de Educação do Piauí – IFPI, Luiz Pereira do Nascimento, casado com uma prima de Edilson Capote. A Secretaria de Finanças terá à frente o seu cunhado professor Renato. Já Secretaria da Assistência Social será gerida por sua atual esposa, Edneida.

Imagem: ReproduçãoPrefeito eleito de Barras Edílson Capote(Imagem:Reprodução)Prefeito eleito de Barras Edílson Capote

Nenhum comentário:

Postar um comentário