sexta-feira, 9 de março de 2012

Reitor do IFPI viaja à França em busca de parcerias acadêmicas


No período de 12 a 16 de março, uma comitiva de reitores brasileiros viajará à França para visitar diversas instituições de ensino do país. O reitor do Instituto Federal do Piauí, Francisco das Chagas Santana, integra a delegação que busca aprofundar as relações e discutir o intercâmbio acadêmico e científico com as instituições visitadas.

A programação contará com palestras e encontros em que será debatida a cooperação franco-brasileira. O roteiro inclui visitas a instituições de Sorbonne, Toulouse, Lyon e Lille. Os representantes brasileiros participarão ainda da Feira RUE, que tem como objetivo aproximar universidades, corpo docente e empresas para a criação de oportunidades em torno da educação.

Professor Santana acredita que a viagem trará resultados positivos para o Instituto Federal do Piauí, como futuras parcerias e convênios. “Vamos aproveitar para apresentar nossa instituição e discutir ações de cooperação relativas à educação profissional e tecnológica”, diz o reitor.

A comitiva brasileira também terá como missão divulgar o programa Ciência Sem Fronteiras, que terá um estande de divulgação e espaço para agendar reuniões entre as instituições brasileiras e francesas. Além disso, os reitores buscarão intensificar o intercâmbio de estudantes e atrair cientistas para o Brasil.

A Missão Ciência Sem Fronteiras é organizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A delegação da qual o IFPI faz parte conta com representantes de outras dez instituições, escolhidas pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).

Por Elizabete Sales

Nenhum comentário:

Postar um comentário