segunda-feira, 25 de março de 2013

Eletrobras PI está entre as seis piores distribuidoras do Brasil, aponta Aneel


A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou ranking das distribuidoras de energia do país em relação à qualidade do serviço prestado para o ano 2012. De acordo com o documento, que reúne a avaliação das 35 maiores empresas responsáveis pela distribuição de eletricidade no Brasil, a Eletrobras Piauí aparece na 30ª posição. 


O ranking avaliou todas as distribuidoras brasileiras para o período de janeiro a dezembro de 2012 e dividiu as empresas em dois grupos, de acordo com o porte das distribuidoras. São 35 distribuidoras consideradas de grande porte, com o mercado faturado anual de energia maior que 1 TWh (terawatt hora), e 28 distribuidoras consideradas de menor porte, com mercado faturado anual menor ou igual a 1 TWh.

O índice calculado reflete sobre o Desempenho Global de Continuidade no fornecimento do serviço. Nesse contexto, a Eletrobras, Distribuição Piauí, aparece entre as seis piores fornecedoras no país. A empresa estadual vigora na 30ª posição.

No mercado maior, as três piores colocadas estão na região Norte e Centro-Oeste. A Companhia Energética de Brasília – CEB, que presta o serviço no Distrito Federal, ficou em 33º, seguida da Companhia Energética de Goiás – Celg, em 34º, e das Centrais Elétricas do Pará (Celpa), em 35º. As mais bem colocadas foram a Companhia Luz e Força Santa Cruz (CPFL Santa Cruz), que presta o serviço em municípios do estado de São Paulo, seguida da Companhia Energética do Ceará (Coelce) e, em 3º lugar, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar).
 
Já no mercado menor, as três melhores colocadas foram: Muxfeldt, Marin & Cia. (Mux-Energia), que presta o serviço em municípios do estado do Rio Grande do Sul, Empresa Força e Luz João Cesa (EFLJC), que atende municípios do estado de Santa Catarina e a DME Distribuição (DMED), concessionária que atende cidades de Minas Gerais. As três piores colocadas dentro desse mercado foram as distribuidoras Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre), Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e Iguaçu Distribuidora de Energia Elétrica (IEnergia), de Santa Catarina.

O ranking é elaborado com base no indicador de Desempenho Global de Continuidade – DGC, formado a partir da comparação dos valores apurados das distribuidoras em relação aos limites estabelecidos pela ANEEL. Dessa forma, pode-se afirmar que as distribuidoras mais bem colocadas apresentam melhor desempenho em relação ao esperado pela ANEEL quando comparadas com as demais.

O ranking é um instrumento que incentiva as distribuidoras a buscarem a melhoria contínua da qualidade do serviço. Mesmo para as distribuidoras que estão abaixo dos limites regulatórios, existe incentivo para que elas continuem buscando as melhores posições.

A publicação do ranking também contribui para aumentar a transparência da gestão dos indicadores de continuidade e incentivar o envolvimento da sociedade neste processo. Além disso, acompanha as melhores e mais recentes práticas internacionais, incorporando-as à realidade brasileira.

Clique aqui e confira o ranking.

Lívio Galeno
Com informações da Aneel
liviogaleno@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário