segunda-feira, 8 de abril de 2013

Comissão aprova desfiliação de Robert Rios após crise no PC do B


A relação entre o PC do B e o secretário de Segurança, Robert Rios Magalhães, está em processo de divórcio. Na última sexta-feira, a Comissão Política do partido aprovou, por unanimidade, a desfiliação do secretário que foi eleito deputado estadual pela legenda. É o primeiro passo para o afastamento definitivo do secretário que desde as eleições de 2012 está em crise com o PC do B.

Foto: Yala Sena

Reunido com os principais líderes, a Comissão Política aprovou a desfiliação e vai encaminhar ao Diretório Estadual para ratificar a posição. O Diretório é a instância máxima do partido e tem deliberação para aprovar o afastamento do parlamentar. A divergência entre Rios e o PC do B teve como ponto alto as eleições municipais onde o político resolveu desrespeitar a posição do partido e apoiar Firmino Filho (PSDB), que foi eleito prefeito. Na época, o PC do B aprovou apoio ao ex-prefeito Elmano Férrer (PTB). Desde essa época que não existe diálogo entre Robert Rios e o deputado federal Osmar Júnior, presidente do partido. Robert Rios é filiado desde de 2003 no partido. 

Integrante da Comissão Política, José Carvalho, esclareceu que a proposta de desligamento partidário, previsto no estatuto, é uma saída menos traumática.

“É uma decisão com base no estatuto. Estamos propondo o desligamento e é uma saída mais respeitosa e que resolve nosso problema e o dele. Agora a decisão final é do Diretório Estadual”, afirmou.

Faz parte da Comissão Política, o deputado Osmar Júnior, Lourdes Rufino, José Carvalho, Elton Arruda, Raimundo Mendes, George Wellington e outros. 

Lançamento de candidatura

Para piorar a relação, a pré-candidatura de Robert Rios ao governo do Estado, lançada semana passada, provocou a ira dos lideres comunistas. O partido não pretende lançar candidatura própria e não discutiu com os filiados sobre as eleições 2014. 

“Não é projeto nosso e não está no nosso horizonte disputar o governo do Estado. A proposta é uma iniciativa pessoal do secretário, sem o apoio do PC do B”, disse José Carvalho, que é superintendente do DNOCS (Departamento Nacional de Obras contra a Seca).

Robert Rios está no Rio de Janeiro participando de reunião dos Secretários de Segurança Pública. Estará em Teresina somente amanhã.


Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário