quarta-feira, 10 de abril de 2013

Proposta de passar faixas AM para FM deve ser apresentada neste semestre, diz ministro


O pedido de estudo técnico do Ministério das Comunicações para que as rádios na frequência AM possam ser transformadas em FM pode ser feita ainda neste semestre. O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou à Banda B, durante o programa Bom Dia Ministro na manhã de quinta-feira (4), que a uma proposta para o pedido de transformação das faixas pode ser enviada ao Congresso Nacional nos próximos meses. “Como não temos conclusão sobre a digitalização do rádio, nem projeto ou programa que seja suficientemente convincente para fazermos, estamos estudando a possibilidade de transformar as rádios AM e praticamente FM”,
Ainda, segundo o ministro, para estas rádios seriam destinados os canais 5 e 6 de radiodifusão. De acordo com estudos da Anatel, estes canais funcionam como adjacentes da FM. O engenheiro da Anatel, Thiago Aguiar Soares, e um dos autores do estudo, disse que os canais 5 e 6 foram escolhidos por pertencerem à radiodifusão. Segundo o estudo, o  espaço aberto nesses canais têm capacidade de criar 57 novos canais de 200 KHz. Mas, isso não significa que todos estes canais serão criados.
“Já conversamos com as emissoras, também estamos tratando com o governo. Tem uma expectativa que a gente consiga mandar para o Congresso neste primeiro semestre”, explica o ministro das Comunicações.
Fonte: Banda B

Nenhum comentário:

Postar um comentário