quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Juiz marca nova audiência em ação contra Wellington Dias por abuso de poder


BÁRBARA RODRIGUES, DO GP1
Atualizada em 04/11/2014 - 13h03
O juiz auxiliar Sebastião Firmino Filho decidiu marcar nova audiência para ouvir testemunhas na Ação de Investigação Judicial Eleitoral, que investiga as denúncias contra o senador e governador eleito Wellington Dias (PT), que é acusado de utilização de servidores e verbas do Senado durante a campanha eleitoral.
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington Dias e Margarete Coelho(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington Dias e Margarete Coelho
A denúncia foi formulada pelo Partido Social Cristão (PSC) em agosto deste ano pedindo a cassação da então candidatura de Wellington Dias e da sua vice Margarete Coelho (PP), que foram eleitos em outubro para o governo do Piauí.

No aviso de intimação do dia 30 de outubro, o juiz afirma que “considerando o requerimento de oitiva de testemunhas formulado pelos representados, defiro a produção das provas solicitadas e determino a realização de audiência para oitiva das testemunhas arroladas”.
Imagem: Diário do PovoJuiz Sebastião Firmino Filho(Imagem:Diário do Povo)Juiz Sebastião Firmino Filho
A audiência irá acontecer na próxima sexta-feira (7), às 10h30 na Secretaria do Juízo Auxiliar da Propaganda Eleitoral, no 3º andar da sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “Cumpre lembrar que as testemunhas deverão comparecer à audiência independentemente de intimação”, afirma o juiz.

Na ação, Wellington e Margarete são acusados de abuso de poder econômico e político e de autoridade, conduta vedada a agente público e é pedida a cassação do registro, aplicação de multa e cassação do diploma.

Entenda o caso
Em 30 julho deste ano, o GP1 publicou reportagem denunciando que o senador Wellington Dias estaria utilizando funcionários do gabinete no Senado Federal na campanha eleitoral. O uso de servidores como cabos eleitorais é vedado pela Lei Eleitoral. 
Imagem: Bárbara Rodrigues/GP1Wellington Dias(Imagem:Bárbara Rodrigues/GP1)Wellington Dias
Na pré-campanha, no mês de junho, o senador viajou ao extremo sul do estado com a companhia de servidores do gabinete usando recursos de verba indenizatória, com o pagamento de hospedagem e combustível, como ficou comprovado em dados disponibilizados no site do Senado Federal.

Em 11 de setembro foi realizada a primeira audiência na 1ª Vara do Tribunal do Juri no Fórum Central e foi conduzida pelo juiz da 97ª Zona Eleitoral, Antônio Reis de Jesus Noletto.

Na época, o advogado da assessoria jurídica do candidato Wellington Dias, Germano Tavares, afirmou que as denúncias não passavam de factoides. Já o advogado do PSC, Haroldo Vasconcelos, afirmou que na primeira audiência houve muitas contradições nos depoimentos dos assessores envolvidos no caso.

Outro lado


GP1 tentou contato com o advogado de Wellington Dias, Daniel Oliveira, para falar sobre a ação, mas o celular estava na caixa postal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário