quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

ENTRE AS CIDADES EM ALERTA ,COCAL,COCAL DOS ALVES, CAXINGÓ, CARAÚBAS, BOM PRINCÍPIO, PIRACURUCA ENTRE OUTRASNuvem de 100 km de diâmetro põe município do Piauí sob risco de enxurradas e granizo





Uma nuvem de 100 km de diâmetro forma-se nesta quarta-feira sobre o município de Uruçuí. Um alerta foi emitido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil à Defesa Civil estadual, pois existem riscos de enxurrada, deslizamentos e precipitação de granizo naquele município situado a 520 km a Sudoeste de Teresina.
Área em amarelo é afetada por riscos de fortes chuvas
Área em amarelo é afetada por riscos de fortes chuvas

O alerta, no entanto, não se restringe a Uruçuí, porque um alerta feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, sobre toda a metade Centro-Norte do Piauí há “risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas”.
O alerta foi feito para mais de 140 municípios piauienses, desde o litoral até a região Sudeste do Estado (semiárido), onde as chuvas até agora não foram suficientes para aumentar os estoques de água para consumo humano e animal.
O fenômeno adverso podem ser grandes volumes de chuvas ocasionados, com raios, fortes ventos (inclusive possibilidade de vendavais), causados pela Zona de Convergência Intertropical, que migrou do oceano Atlântico para o continente na região Nordeste. O alerta prevê riscos até as 23h59 desta quarta-feira.
Os grandes acumulados de chuvas já fizeram estragos. Em Pedro II, fortes chuvas causaram alagamento. Um riacho transbordou e a água invadiu ruas e casas em áreas urbanas.
Na cidade de Pimenteiras, a Prefeitura pediu ajuda da Defesa Civil estadual após fortes chuvas que causaram alagamentos na cidade, ainda na semana passada.
Para os próximos dias, a previsão é de que se mantenham fortes chuvas e segundo o meteorologista Werton Costa, haverá um maior volume de chuvas no mês de março – em escala bem superior aos registrados em janeiro e neste mês.
Mesmo com o aumento de chuvas em diversas regiões do Estado, a Defesa Civil afirma que ainda há problemas no semiárido piauiense, sobretudo na parte Sudeste do Estado, onde as chuvas não foram suficientes para recuperar o volume das barragens que abastecem várias cidades.
Só há registros de chuvas consideráveis, mas ainda não mensuradas, sobre a bacia de captação de águas do açude Piaus, em São Julião. O nível da barragem, porém, segue muito baixo, a exemplo de outros reservatórios, como Poço de Marruá, em Patos do Piauí, e Bocaina, na cidade do mesmo nome.
 Cidades do Piauí para as quais vale o alerta do Inpe sobre riscos de chuvas:
Assunção do Piauí, Barra D'Alcântara, Barras, Barro Duro, Batalha, Belém do Piauí, Beneditinos, Boa Hora, Bocaina, Bom Princípio do Piauí, Boqueirão do Piauí, Brasileira, Buriti dos Lopes, Buriti dos Montes, Cabeceiras do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Cajueiro da Praia, Caldeirão Grande do Piauí, Campinas do Piauí, Campo Grande do Piauí, Campo Largo do Piauí, Campo Maior, Capitão de Campos, Caraúbas do Piauí, Caridade do Piauí, Castelo do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal de Telha, Cocal dos Alves, Coivaras, Colônia do Piauí, Curralinhos, Curral Novo do Piauí, Demerval Lobão, Dom Expedito Lopes, Domingos Mourão, Elesbão Veloso,- Esperantina, Floresta do Piauí, Floriano, Francinópolis, Francisco Ayres, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Geminiano, Guadalupe, Hugo Napoleão, Ilha Grande, Inhuma, Ipiranga do Piauí, Isaías Coelho, Itainópolis, Jaicós, Jardim do Mulato, Jatobá do Piauí, Jerumenha, Joaquim Pires, Joca Marques, José de Freitas, Juazeiro do Piauí, Lagoa Alegre, Lagoa de São Francisco, Lagoa do Piauí, Lagoa do Sítio, Lagoinha do Piauí, Landri Sales, Luís Correia, Luzilândia, Madeiro, Marcolândia, Marcos Parente, Massapê do Piauí, Matias Olímpio, Miguel Alves, Miguel Leão, Milton Brandão, Monsenhor Gil, Monsenhor Hipólito, Morro do Chapéu do Piauí, Murici dos Portelas, Nazaré do Piauí, Nazária, Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora dos Remédios, Novo Oriente do Piauí, Novo Santo Antônio, Oeiras, Olho D'Água do Piauí, Padre Marcos, Palmeirais, Paquetá, Parnaíba, Passagem Franca do Piauí, Patos do Piauí, Pau D'Arco do Piauí, Pedro II, Picos, Pimenteiras, Pio IX, Piracuruca, Piripiri, Porto, Porto Alegre do Piauí, Prata do Piauí, Regeneração, Santa Cruz do Piauí, Santa Cruz dos Milagres, Santana do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, Santo Antônio dos Milagres, Santo Inácio do Piauí, São Félix do Piauí, São Francisco do Piauí, São Gonçalo do Piauí, São João da Canabrava, São João da Fronteira, São João da Serra, São João da Varjota. São João do Arraial, São José do Divino, São José do Peixe, São José do Piauí, São Julião, São Luís do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, São Miguel do Fidalgo, São Miguel do Tapuio, São Pedro do Piauí, Sigefredo Pacheco, Simões, Sussuapara, Tanque do Piauí, Teresina, União, Valença do Piauí, Várzea Grande, Vera Mendes,- Vila Nova do Piauí e Wall Ferraz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário