sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Meteorologista alerta para temporais no Piauí, mas nega granizo: “Dificilmente acontece”

 Publicado por: Roberto AraújoRepórter: Roberto Araújo
Um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) sobre a possibilidade de fortes temporais para os próximos dias em todas as regiões do Piauí chamou a atenção. Pelo menos 140 municípios do estado estão sob alerta da Defesa Civil para as próximas 72 horas.
De acordo com a meteorologista da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Sônia Feitosa, existe probabilidade de chuva volumosa em quase todo o estado, principalmente no fim de semana, mas ela não vê indícios de que caia granizo.
“Teve o alerta dos institutos responsáveis por repassar essa passagem, e vai ter mesmo chuva forte, mas não vejo condições para granizo. Vai ter chuva volumosa, pode ter vendavais, vão ser mais intensas no sul do estado, mas não significa que vai ter granizo, dificilmente vai acontecer”, falou a especialista ao OitoMeia.
Previsão de chuva em Teresina e em todo o Piauí neste fim de semana (Imagem: Reprodução)

GRANIZO É IMPROVÁVEL
A meteorologista explica que, para ocorrer granizo, é preciso algumas condições específicas, como muito calor, o que, de acordo com ela, é improvável. “Pode ser uma tempestade com rajadas de vento, mas granizo é pouco provável, a não ser que seja um lugar que esteja quente hoje”, explica.
Sônia Feitosa explica que a localização geográfica do Piauí é favorável para precipitações principalmente nos meses de fevereiro e março. Ela esclarece que uma formação de nuvens perto da linha do Equador desce nesse período para a região Nordeste, o que justifica o elevado nível de chuvas no Piauí, principalmente na região norte do Estado.
“A zona de convergência intertropical fica perto do Equador. Em fevereiro e março, tende a descer perto do Piauí. Então ela, na verdade, não é uma nuvem, é uma extensa zona de nuvens, na forma horizontal perto da linha do Equador, por isso no Norte ta tendo chuvas bem volumosas”, explica a meteorologista.
Em janeiro deste ano, uma chuva de granizo atingiu cidades do norte do Piauí. Em Campo Maior, vários estabelecimentos ficaram destruídos após a passagem da chuva no dia 10 de janeiro. O feriado de carnaval foi chuvoso em todo o estado, mas não houve registros de granizo.
PREVISÃO
Os dados meteorológicos apresentam possibilidade de chuva em todo o estado nesta quinta (15) e sexta-feira (16/02). A especialista explica que esta probabilidade deve aumentar no final de semana. “As probabilidades de chuva com temporais reduz hoje, mas aumenta nos dias 17 e 18 de fevereiro, quando deve ter tempestades mais fortes, mas não significa que vai ter granizo”, ressalta a meteorologista.

 https://www.oitomeia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário