terça-feira, 27 de setembro de 2011

Funcionários fazem protesto contra fechamento de rádio comunitária



Nesta segunda-feira (26), fundadores e funcionários de rádios comunitárias do Piauí protestaram contra o fechamento de emissoras no estado. Eles se reuniram com o gerente estadual da Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel -, Carlos Alberto Braga, para tratar do assunto.
A vereadora de Teresina Rosário Bezerra (PT) e o deputado estadual Antônio Félix (PPS) participaram da reunião e pediram que a Anatel devolva os equipamentos apreendidos na ação que fechou a rádio Verona. No dia 16 de setembro, a emissora no bairro Parque Piauí, zona Sul da capital, foi retirada do ar por ser considerada irregular. Ao receber a notícia, sua fundadora, Esmeralda Fernandes, se sentiu mal, foi hospitalizada e veio a falecer. A rádio funcionava desde 1997, data quando deu entrada na documentação para ser regularizada.
“Este é um instrumento popular de democratização da informação, por isso a necessidade de atuação das rádios comunitárias. Porém, os governos tanto em âmbito federal, estadual como municipal estão pecando com o setor”, disse Rosário Bezerra, que saiu pelas ruas do Centro em caminhada de protesto com os funcionários da FM Verona.
De acordo com a vereadora, o resultado do encontro não foi positivo. A Anatel manteve a posição de fechamento da rádio e os equipamentos retidos. Segundo Rosário Bezerra, Carlos Braga informou que a situação ainda está subjúdice e a ação policial para fechar a emissora foi legal.

O advogado da FM Verona vai entrar com ação administrativa para tentar reaver ao menos o equipamento da emissora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário