quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PI é excluído do mapa do Ministério que estudou o litoral brasileiro


Mais uma exclusão aos piauienses. O Piauí é o único Estado que foi excluído do mapa que pesquisou o litoral brasileiro.
O equívoco foi do Ministério do Meio Ambiente que divulgou o estudo sobre o avanço do mar no litoral brasileiro e o Piauí foi esquecido. O trabalho intitulado “Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro” fez uma análise sobre a erosão, processo de degradação das praias e constatou mudança no mapa litorâneo.

O Cidadeverde.com entrou com contato com a gerência Costeira do Ministério e foi informado que a publicação apresenta “trechos com lacunas” e “carência de dados”.
Veja nota na íntegra aqui:

A publicação Erosão e Progradação do Litoral Brasileiro foi uma iniciativa dos grupos de pesquisa do Programa de Geologia e Geofísica Marinha (PGGM), no qual participavam na época (2006) pesquisadores de quinze Instituições ligadas à Departamentos de Geologia, Oceanografia, Geografia e Engenharia que realizavam estudos de geologia e geomorfologia oceânica e costeira.

A publicação apresenta alguns trechos com lacunas de informações, entre estes trechos o do litoral do Piauí, provavelmente porque na época da publicação esses trechos teriam carência de dados ou esses dados não estavam num formato próprio para publicação.

Nos colocamos à disposição para outros esclarecimentos.
Márcia Oliveira
Analista Ambiental
Gerência Costeira
Departamento de Zoneamento Territorial
Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável
Ministério do Meio Ambiente


O litoral do Piauí é menor do Pais com 66 km de extensão e fica prejudicado sem o diagnóstico levantando pelo governo federal.

cidadeverde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário