sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Pacientes que se submeteram à cirurgia de Romário morreram ou ficaram em estado vegetativo

Do R7, com Record TV
O ex-jogador apareceu bem magro após passar por cirurgia polêmica por causa do diabetesMontagem/ R7/ Reprodução/ Instagram
A magreza do ex-jogador e senador Romário voltou a chamar a atenção na mídia. Após passar por uma cirurgia para perder peso, ele aparece extremamente magro em fotos publicadas por fãs nas redes sociais. Romário foi operado pelo médico Áureo Ludovico de Paula, que é processado pelas famílias de pacientes que morreram ou ficaram com sequelas depois de se submeterem ao mesmo procedimento que o ex-jogador.
A operação do ex-jogador tem sido alvo de controvérsias por seu caráter ainda experimental no Brasil. O procedimento é chamado de interposição ileal e se caracteriza pela colocação do íleo (fim do intestino delgado) entre o duodeno e o jejuno. A cirurgia estimula a produção de insulina pelo pâncreas e acaba por diminuir o diabetes.
Em entrevista ao Domingo Espetacular, da Record TV, o advogado Marcelo di Rezende disse que pelo menos 14 famílias entraram com processos contra o médico. A maioria dos pacientes ficaram com sequelas após a cirurgia e sete morreram.
As famílias afirmam que as vítimas não foram avidadas sobre o caráter experimental da cirurgia. Patricia Silva Santos, filha de Terezinha Santos, afirma que a mãe sofria de diabetes e se interessou pelo procedimento após assistir à entrevista do médico na TV. A mulher de 54 anos teve perfuração no divertículo e morreu depois de passar por três cirurgias.
Outro paciente que passou pelo mesmo procedimento foi Felippe Hernandez, em 2009. Houve complicações durante a cirurgia e Hernandez ficou em estado vegetativo por sete anos, até morrer em dezembro de 2016.
Em 2008, Plinio Araújo foi operado por Paula para se livrar da obesidade. Ele também não resistiu ao procedimento, segundo a reportagem. O Ministério Público de Goiás e o Cremego (Conselho Regional de Medicina de Goiás) investigam os casos.
Assista à reportagem completa sobre a polêmica
  http://noticias.r7.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário