terça-feira, 26 de abril de 2011

O PREFEITO FERNANDO SALES E VARIOS VEREADORES PARTICIPARAM DE REUNIÃO NO CCJ

p

Deputado Uchoa quer Ação no Supremo Tribunal Federal para resolver conflito de terras

O encaminhamento foi sugerido depois da reunião da Comissão de Resolução ontem dia (25) com representantes do Governo do Piauí, o prefeito de Cocal Fernando Sales e o vereador Raimundinho do campestre que foram ouvidos pela comissão e explicaram a situação.Os vereadores Oliveira Canoa, Mateus Mendonça, Elismar Brandão,Toinho Enfermeiro e Marilene Almeida acompanharam a sessão no CCJ.

O deputado Antônio Uchôa (PDT) disse que a solução para resolver o conflito de terras existente há mais de 200 anos entre Piauí e Ceará, será uma ação da Procuradoria Geral do Estado junto ao Supremo Tribunal Federal. O encaminhamento foi sugerido depois da reunião da Comissão de Resolução.

Participaram das discussões o prefeito de Cocal Fernando Sales, o vereador Raimundo Antônio Carvalho (RAIMUNDINHO DO CAMPESTRE), representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Pedro Soares e da Procuradoria Geral do Estado do Piauí, João Batista.e ainda representante do CREA.

O conflito de terras ocorre na divisa dos municípios de Cocal, no Piauí, e Granja no Ceará, onde o maior prejudicado É O POVO DAQUELA REGIÃO QUE NÃO SABE SE VAI SER DE GRANJA OU DE COCAL . Entre os dois municípios, 613 moradores que sempre foram atendidos pelo município de Cocal, com escolas e postos de saúde no Piauí, mas agora segundo o IBGE, passam a pertencer ao Ceará. Com isto, as pessoas vão ficar sem esses serviços básicos. Porque a Prefeitura de GRANJA já se pronunciou que não tem nenhum interesse nesta região que fica 120 Km distante da sede do município.

O prefeito Fernando Sales disse que aquela comunidade está prejudicada e, inclusive os agricultores deixam de fazer investimentos devido o conflito de terras, o Prefeito Fernando Sales sempre teve a boa vontade de ajudar os moradores daquela região mais agora fica impossibilitado de ajudar porque não tem como prestar contas dos gastos com educação, saúde e outros, mais está fazendo todo o possível para que o mais breve todos os moradores voltem a ser atendidos pela Prefeitura de COCAL. Pedro Soares,IBGE aconcelhou que se entre com uma Ação de ressarcimento dos gastos junto a prefeitura de GARNJA.

O representante da Procuradoria Geral do Estado, João Batista disse que “acordo é perda de tempo, porque as leis estaduais são iguais”. A solução, na sua opinião é uma Ação Ordinária junto ao Supremo em Brasília para solucionar o conflito entre os dois estados. Após a Sessão o Prefeito FERNANDO SALES concedeu entrevistas PARA TV ASSEMBLÉIA,TV CLUBE E TV CIDADE VERDE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário