quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Programa Ronda Cidadão deve chega ao interior do Piauí no início de 2012


O programa de policiamento comunitário da Polícia Militar do Piauí, Ronda Cidadão, irá romper as fronteiras da capital piauiense e chegar ao interior do Estado no início de 2012. A primeira cidade a ser contemplada com a iniciativa será Picos e até o fim do mesmo ano os municípios de Parnaíba, Floriano e Piripiri também serão beneficiados.

O comandante do Ronda Cidadão, coronel Lindomar Castilho, afirma que o programa tem previsão de implantação em janeiro em Picos. “Estamos definindo a quantidade de policiais e o número de módulos”, explica. As demais cidades, todas com mais de 40 mil habitantes, serão contempladas no decorrer de 2012.

Segundo o militar, o Ronda Cidadão tem obtido grande êxito na redução da criminalidade e na satisfação da população por onde já foi implantado em Teresina. “Em alguns casos, especialmente em crimes de menor potencial ofensivo como agressão doméstica e lesão corporal simples, a redução é de 65%. Regularmente, a gente aplica questionários com a população para avaliar como está a receptividade. As respostas que a gente obtém mostram que situação é ótima e temos boa aceitação”, afirma.

O coronel acrescenta que o maior benefício do Ronda Cidadão é atuar na prevenção dos crimes e isso ocorre porque o modelo de polícia comunitária aproxima os policiais da população. "Eles passam um maior tempo em contato com a comunidade, identificando os problemas, ouvindo sugestões em relações a rondas e horários. O policial não sai daquela área onde ele conhece as pessoas e é conhecido pois atua sempre na mesma região. Com o tempo, ele conhece melhor o local e a população e isso gera confiança", pontua.

Teresina

O comandante do Ronda Cidadão, diz que atualmente a capital possui 29 módulos e 324 militares, entre os militares operacionais e administrativos. O próximo passo para cobrir completamente a cidade de Teresina o que deve acontecer até o dia 31 de dezembro deste ano quando o programa chegará ao Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário