terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tribunal Regional Eleitoral ainda vai julgar este ano cinquenta e seis prefeitos piauienses

eleições de 2008. Um dos objetivos do TRE é evitar que haja eleições indiretas no Piauí. Por isso, os processos têm de ser julgados até dezembro.

O TRE realiza duas sessões ordinárias por semana - às segundas e terças-feiras. A proposta de dobrar o número de sessões semanais foi colocada em votação na sessão de ontem pelo presidente do órgão, desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho, e foi aprovada por unanimidade. A proposta é de se realizar quatro, ao invés de duas. No entanto, a sugestão é que fossem realizadas duas sessões na segunda-feira e outras duas na terça, até dezembro, para limpar a pauta de julgamentos.

O mandato do desembargador Raimundo Eufrásio a frente do Tribunal Eleitoral vai até o dia 19 de dezembro, mas ele tem prazo de julgamento dos processos remanescentes das eleições de 2008, até o dia 15 do próximo mês. Caso as ações não sejam julgadas até tal prazo, e os prefeitos sejam cassados posteriormente, as eleições passam a ser indiretas, situação em que somente os vereadores votam, ao invés de serem suplementares diretas, com toda a população participando do processo de escolha do novo gestor.

Até agora, o Tribunal Eleitoral cassou o mandato de 52 prefeitos eleitos em 2008 e realizou 21 eleições suplementares. Em todos os casos, as cassações dos prefeitos se deram por denúncias de corrupção eleitoral como compra de votos, abuso de poder econômico e abuso de poder político. Duas novas eleições suplementares serão realizadas ainda este mês - no dia 13 no município de Caracol e dia 20 no município de Prata do Piauí. A última eleição suplementar foi realizada domingo, em Alagoinha do Piauí.

Fonte: Diário do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário