quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Felipe Santolia será julgado amanhã acusado de homicídio contra o soldado José Gomes


A audiência de instrução e julgamento do ex-prefeito de Esperantina, Felipe Santolia, acusado de homicídio culposo pelo Ministério Público , será realizada amanha, 04, na 6ª Vara Criminal de Teresina.

O ex-prefeito foi denunciado pela promotora de Justiça, Clotildes Carvalho, como incurso nos arts. 302, parágrafo único, inciso I e art.312 do Código de Trânsito Brasileiro e art.343 do Código Penal.

Inicialmente foi instaurado um procedimento investigatório para apurar o crime de homicídio culposo praticado na direção de um veículo, onde figurava como autor do delito Ítalo Mendes Ferreira de Sales, que inclusive assumiu a culpa na ocasião. Ao ser citado para apresentar defesa escrita, Ítalo resolveu se dirigir até a Promotoria Pública a fim de descrever a verdade dos fatos. Descobriu-se que quem conduzia o veículo por ocasião do acidente era Felipe Santolia, que orientou a todos que se encontravam no carro a mentirem sobre as circunstâncias em que ocorreu o sinistro. Santolia, segundo o Ministério Público, tentou colocar a vítima no local do motorista, no entanto, não foi possível pela marca do cinto de segurança que ficou no corpo, o que foi constatado pela perícia. O ex-prefeito fez proposta a Ítalo para que assumisse o crime e prometeu uma vantagem em dinheiro a ser incorporada no salário e a efetivação como funcionário da Prefeitura de Esperantina. A testemunha, Carlos Augusto Ribeiro da Costa, declarou que foi ameaçado de perder o emprego caso não confirmasse a versão e Silas Sabóia Cardoso afirmou que mentiu perante a autoridade policial por amizade ao então prefeito.

O acidente ocorreu na avenida Raul Lopes, na pista oeste, sentido direcional norte/sul a ao atingir o trecho final deuma curva a direita, logo após o Teresina Shopping, perdeu o controle e ocasionou o capotamento matando Jose Gomes de Sousa, por traumatismo crânio-encefálico. A pena para homicídio culposo é de 2 a 4 anos aumentado em 1/3 em virtude de Santolia não possui carteira de habilitação à época.

A audiência terá início as 10:00 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário