O juiz Roberth Rogério Marinho Arouche cassou nesta quinta-feira (4) os diplomas de Danilo Valente de Sá (PTB) e José Pinto de Aguiar, prefeito e vice do município de Tamboril do Piauí, 444 quilômetros ao Sul de Teresina. Entre as acusações estão a de que o gestor teria doado telhas e um terreno a eleitores em troca de votos para sua reeleição.
A decisão será publicada no Diário da Justiça de sexta-feira (5). O juiz determina posse imediata do presidente da Câmara até a diplomação dos eleitos em pleito suplementar, a ser marcado nas próximas semanas. O caso, no entanto, ainda pode receber recurso nos tribunais regional e superior eleitoral.
Danilo Valente venceu a eleição em 2008 com 1.235 votos (59,84%) contra Balbino Francisco da Silva (PT), que teve 829 (40,16%) e moveu a ação para cassar seu adversário. Como prova, o candidato derrotado levou até a Justiça um CD com gravações de eleitores afirmando terem recebido as benesses.
O processo conta com três acusações: uma de doação de R$ 500 a eleitora Maria Eunice da Silva Oliveira, que teria sido coagida a devolver o dinheiro por medo posterior do candidato de que ela o traísse na urna; a doação de três mil telhas ao eleitor Fernandes; e a doação de um terreno a Ibiapino da Silva, sendo que esta última denúncia não foi aceita no julgamento
A defesa do prefeito nega todas as acusações e ainda apontou que as provas utilizadas não seriam válidas, além de que não haveria prova do benefício supostamente concedido ter beneficiado os eleitores. Pediu ainda que a Polícia Federal pericie o material apresentado.
CIDADEVERDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário