quarta-feira, 29 de junho de 2011

Alunos de Cocal dos Alves chegam ao Senado e serão recebidos pelo ministro da Educação


O Senado Federal está recebendo nesta quarta-feira, 29, o professor Antônio Cardoso do Amaral, e os estudantes piauienses Raimundo Alves e Sandoel de Brito Vieira, medalhistas de ouro na sexta Olimpíada Nacional de Matemática. Eles serão recebidos às 18h pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Os senadores Wellington Dias (PT-PI) e Ciro Nogueira (PP-PI) recepcionaram os talentos na Casa, durante a reunião da Comissão de Educação.

O ensino público de Cocal dos Alves, a 262 km da capital Teresina, foi um dos destaques nacionais dessa Olimpíada. O Piauí conquistou cinco medalhas de ouro, quatro por estudantes daquele município. Além de Sandoel, José Marcio de Brito e Clara Mariane Oliveira conquistaram ouro na categoria nível 1 - alunos de 5ª e 6ª série - e Antonio Welsley de Brito levou na categoria nível dois, de 7ª e 8ª série. Os três são estudantes da escola municipal Teotônio Ferreira Brandão, e Sandoel de Brito Vieira, 17 anos, é aluno da Escola Estadual Augustinho Brandão.

Sandoel cursa o terceiro ano do ensino médio e pretende prestar vestibular para matemática e engenharia. Ele conquistou medalhas em todas as edições das olimpíadas brasileiras de matemática (três de ouro e três de bronze). "É um grande orgulho ver meu Estado tão bem representado. Isso é resultado de investimentos que fizemos nos últimos anos e, até 2012, vamos comemorar a instalação de todos os níveis da Educação nos 224 municípios piauienses", afirmou.

A educação do município de Cocal dos Alves começou a ter destaque depois que o estudante piauiense Izael Francisco de Araújo, morador da cidade, ganhou o Soletrando 2011, promovido pelo programa Caldeirão do Hulk, da Rede Globo. O piauiense foi o primeiro finalista da competição.

O senador ressaltou a distorção agressiva do Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb) e defendeu um estudo sobre esse tema através do Plano Nacional de Educação, visando encontrar uma solução. Ele apontou a necessidade de uma maior oferta do ensino de língua estrangeira no Brasil e de mais escolas de tempo integral. Lembrou ainda que o projeto do Pré-sal - apresentado por ele no Senado - prevê, através do Fundo Social, a destinação de 40% dos recursos para a Educação.

Olimpíada de Matemática - A Olimpíada teve 19,6 milhões de inscritos, quase 10% da população brasileira. Foram contemplados com medalhas 3,2 mil estudantes, e dentre as 500 medalhas de ouro, cinco foram para piauienses, o melhor resultado do Estado desde a criação da competição dos ministérios da Educação e Ciência e Tecnologia. Todos os alunos vencedores serão contemplados com uma bolsa de iniciação cientifica do Programa de Iniciação Científica Junior (PIC-Obmep) do Ministério da Ciência e Tecnologia. O Piauí ainda teve 10 medalhas de prata e 17 de bronze, além de 228 menções honrosas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário