sexta-feira, 3 de junho de 2011

MPE dá prazo até novembro para governo fazer reparo em barragens

Em reunião hoje (03), no auditório do Ministério Público, a promotora da Procuradoria do Meio Ambiente Denise Aguiar, reuniu promotores dos 13 municípios onde há barragens com problemas estruturais. Também esteve presente o Ministério Público Federal. O Ministério Público Estadual recomendou fiscalização nas construções. A promotora deu prazo até 30 de novembro para que o DNOCS e o IDEPI façam os reparos necessários nas barragens.


Os casos mais graves apontados pelo relatório feito pelo CREA, estão em Itaueira e Conceição do Canindé.


Caroline Oliveira/Cidadeverde.com



A promotora recomendou urgência nos reparos e que um plano emergencial seja posto em prática até o dia 20 de julho. Segundo Denise Aguiar, os planos devem ser entregues nas prefeituras de cada município.


Ela recomendou ainda que os promotores peçam a atualização de relatórios sobre a estrutura.


Denise Aguiar disse que essa é a terceira reunião sobre o assunto e alerta para uma tomada de atitude. "Queremos evitar o que aconteceu em Algodões I. Por isso, são necessárias atitudes urgentes. Precisamos que o promotores de cada cidade façam isso", declarou.


De acordo com o promotor Carlos Washington Machado, da comarca de Itaueira, 40% dos 17 mil habitantes da cidade tiram o sustento de atividades no entorno da barragem. Por ser uma das com pior condição, segundo o relatório, ele irá visitar o local e propor uma audiência pública para deixar os moradores cientes dos acontecimentos.






"Não podemos deixar a população alheia, que venham se assustar se for necessário fazer uma retirada de forma brusca. Eles precisam estar cientes de tudo", disse.


Denise afirmou ainda que só existem duas atitudes a tomar: desativar completamente as barragens ou fazer os reparos necessários. "Como está não pode ficar", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário