segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ônibus com piauienses sofre acidente em Tianguá (CE)





Capotamento com ônibus em serra do Ceará mata sete piauienses e deixa 26 feridos

Efrém Ribeiro

Da Teresina (PI)

O capotamento de um ônibus da Cootranspi (Cooperativa Transportadora do Piauí), de placa AEA-4208, na descida da Serra da Ibiapaba, em Tianguá (CE) provocou a morte de sete piauienses e o ferimento de 26 pessoas.

Entre os mortos estava a dona de casa Elinete Sousa Santos, de 25 anos, grávida de cinco meses, que viajava com seu marido Paulo Ferreira, e os dois filhos, Paulo Henrique, de 12 anos, e Paloma, de oito anos, que sobreviveram e sofreram ferimentos leves. Da mesma família morreram Francinete Sousa Santos, de 32 anos, que organizou a excussão, irmã e Elinete Sousa Santos,e a prima das duas Marina dos Santos e Silva, de 22 anos.

A dona de casa Vânia de Abreu Sales, de 32 anos, morreu no acidente com seu filho Daniel dos Santos Albuquerque Filho, de seis anos, e o sobrinho, Márcio Henrique Sales, de 14 anos. Eles moravam no bairro Monte Castelo, na zona Sul de Teresina.

Também morreu o motorista Paulo Victor, o Paulinho, que morava no bairro São Joaquim, na zona Norte da capital piauiense, e participou da excursão porque era amigo da família que morava na Vila Carolina.

O ônibus saiu da Vila Carolina, de Teresina, com 45 passageiros, sendo que 26 feridos. Dos feridos, seis estão internados, em estado grave com risco de morte. Todos os feridos foram levados para o Hospital Municipal de Tianguá e os casos mais graves para a Santa Casa de Sobral (CE).

O ônibus saiu de Teresina às 18h para chegar às 4h em Fortaleza (CE), onde os turistas iriam banhar nas praias da cidade.

O acidente ocorreu à 1h de domingo. O motorista do ônibus Milton Lídio da Costa, de 53 anos, afirmou que o veículo saiu da pista e capotou no Quilômetros 320, da rodovia BR 222, em Tianguá.

Ele afirmou em depoimento à Polícia Civil de Tianguá, que o veículo perdeu os freios e, para evitar que o ônibus caísse em um penhasco, arriscou uma manobra que levou ao tombamento do veículo.

“A gente percebeu que o ônibus estava descendo rápido e o motorista não consegui controlar o veículo por falta de freios. O motorista para não jogar o ônibus no precipício, jogou para a outra pista e ocorreu o capotamento. Perdi três pessoas de minha família, minha mulher, minha cunhada e a primeira de minha esposa. Quando o ônibus capotou muitas pessoas começaram a gritar. Algumas pessoas perderam braços”, falou Paulo Ferreira, que teve a mulher e a cunhada morta no acidente.

O agente da PRF (Polícia Rodoviária Federal) de Sobral Zidenildo afirmou que o acidente com o ônibus foi um capotamento na descida da Serra de Ibiapaba em Tianguá e que foram mobilizados ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o Corpo de Bombeiros porque muitos corpos ficaram presos nas ferragens do ônibus.

O inspetor Mota Diniz, da PRF de Sobral, afirmou que o ônibus ficou destruído e os mortos estavam nos bancos da traseira do veículo.

“O ônibus ficou muito amassado, com os pneus para o alto e as pessoas que morreram estavam nos bancos da traseira. Eles morreram imprensados nos bancos. Foi uma agonia muito grande. Na hora em que chegamos tinha gente gritando, chorando. Chamamos as ambulâncias do Samu e Corpo de Bombeiros. Era muita gente para ser atendida”, falou o inspetor Mota Diniz.

O inspetor Mota Diniz declarou que os feridos foram levados para o Hospital Municipal de Tianguá. Segundo ele, seis feridos estão em estado grave de saúde, com braços e pernas esmagadas.

Mota Diniz disse ainda que a causa do acidente ainda irá ser determinada em perícia, mas quando ocorre acidente na descida da Serra de Ibiapaba normalmente é por falta de freio dos veículos.

Na noite de sábado, em Barbalha (CE), uma colisão entre um caminhão e um ônibus, deixou seis pessoas mortas e 20 feridas.

Mulher grávida de cinco meses morre no acidente e moradores da Vila Carolina ficam nas calçadas chocados com as mortes

Efrém Ribeiro

Da Editoria Geral

Os moradores da Vila Carolina, na zona Sul de Teresina, ficaram o dia nas calçadas falando entre si sobre a tragédia da morte de sete pessoas em acidente de ônibus na Serra da Ibiapaba, em Tianguá, porque quatro dos mortos são do bairro. O choque foi maior ainda porque Elinete Sousa Santos estava grávida de cinco meses.

“Todos estava na expectativa do novo filho e sua irmã, Francinete, me disse que no próximo ano também me daria um netinho. Elas são minhas sobrinhas, mas filhas de leite. A outra minha sobrinha era minha afilhada. A dor é tão grande que a gente fica sem ação, como isso, que é tão forte, não tivesse acontecido”, declarou a tia de três vítimas fatais, Marlene Ferreira de Sousa.

O cunhado de Elinete Sousa, Juvenaldo Ferreira, declarou que seu irmão Paulo Ferreira informou que o ônibus ia descendo em alta velocidade na Serra da Ibiapaba e por problemas de freio o motorista não conseguiu parar. Como ia cair no desfiladeiro, o motorista jogou o veículo par ao outro lado da pista e capotou.

A dona de casa Iraci Rodrigues, mãe de Marina dos Santos e Silva tia de Elinete e Francinete, afirmou que a emoção é tão grande que ela está em estado de choque. “Perdi três pessoas da minha família”, desabafou.

O motorista Milton Lídio da Costa prestou depoimento à delegacia de Polícia Civil e afirmou que perdeu o controle do veículo.

A população manifestou revolta contra o motorista, que abandonou o hospital sem concluir o atendimento médico.

O presidente da Cootranspi (Cooperativa Transportadora do Piauí), Francisco Neves, o Manin, falou que o ônibus tinha passado por vistoria e recebido o laudo técnico do Imepi (Instituto de Metrologia do Estado do Piauí). “O motorista é experiente, disse que pisou no feio e não funcionou e usou o feito do motor também não funcionou. Algumas tragédias não se evita, acontecem”, falou Francisco Neves, informou que um dos feridos sofreu traumas na cabeça e provavelmente não sobreviva.

A PRF informou que a documentação do veículo estava regulamentada. Neves informou que o ônibus tinha seguro.

Relação dos mortos

Elinete Sousa Santos, de 25 anos, grávida de cinco meses.

Francinete Sousa Santos, de 32 anos.

Paulo Victor, o Paulinho.

Vânia de Abreu Sales, 32 anos.

Daniel dos Santos Albuquerque Filho, 6 anos.

Marcos Henrique Sales, de 14 anos.

Pessoas que foram atendidas no Hospital de Sobral (CE)

Zenilde Campelo Silva Torres

Luana Letícia Campelo Torres

Camila Torres dos Santos

Kennedy Ferreira dos Santos

Severina Torres dos Santos

Paulo Sérgio Abreu

Maria Júlia dos Santos Dias

Raimunda da Conceição Filho

Paulo Ferreira Gomes

Maria das Graças Silva Santos

Erisnete dos Santos Silva

Milton Lídio da Silva

Daniel Carvalho de Sousa

Hamilton Alexandre dos Santos

Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário