domingo, 8 de janeiro de 2012

Governo do Estado instala 100 câmeras em Teresina e em 4 cidades do interior

Governo do Estado instala 100 câmeras em Teresina e em 4 cidades do interior para combater criminalidade

Você pode não ser nenhuma personalidade, quase famoso ou aspirante ao estrelato, mas está em Big Brother. O escritor inglês de George Orwell publicou em 1949 um livro chamado “1984”, que retrata um regime de rigorosa vigilância sobre o cotidiano e seus cidadãos. O Piauí chegou ao exercício dessa fiscalização para combater e prevenir a criminalidade.

O Governo do Estado está instalando este ano 100 câmeras em Teresina e nas cidades do interior do Piauí como mais de 150 mil habitantes – Picos, Parnaíba, e Floriano – para combater a criminalidade e prevenir crimes.

O comandante da Policia Militar do Piauí, coronel Rubens Pereira, afirmou que inicialmente foram instaladas dez câmeras em Teresina e agora são 30. Segundo ele, está para serem implantadas mais 30 câmeras em Teresina ainda este ano, somando 60.câmeras.

O coronel Rubens Pereira disse que as 30 câmeras que estão instaladas em Teresina cobrem área como o centro da cidade, onde estão instaladas sete câmeras, na Avenida Frei Serafim, com a Rua Coelho de Resende, nos acessos às pontes por Teresina, na Avenida Raul Lopes, na Praça Rio Branco, nas rodovias federais.

“As câmeras têm alcance de 600 metros lineares e abrangência de 360 graus”, declarou o comandante Rubens Pereira.

Ele afirmou que com as câmeras foi possível prender assaltantes que atuam de motocicletas roubando pessoas que caminham na Avenida Raul Lopes e evitaram furtos e roubos que aconteciam todos os anos durante o Natal, quando aumenta o fluxo de pessoas.

“As câmeras flagram os crimes e os policiais são acionados para prender os criminosos. Também foram registrados acidentes de trânsito e as imagens são usadas para apontar os responsáveis pelos acidentes pelas placas de seus veículos, mesmo que tenham empreendido fuga”, falou o comandante da Polícia Militar do Piauí.

Durante a depredação e incêndio de ônibus e destruição de árvores de Natal e de paradas de ônibus durante os protestos contra o aumento das passagens de ônibus para R$ 2,10 em Teresina, os responsáveis foram identificados e vão ser indiciados por crime de danos contra o patrimônio pela Polícia Civil e poderão ser presos.

“As câmeras não invadem a privacidade dos cidadãos porque estão instalados em locais públicos e têm como objetivo a preservação de bens jurídicos de interesse público, em especial, o principal desses bens jurídicos, que é a vida”, falou Rubens Pereira.

meionorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário