terça-feira, 7 de maio de 2013

Presos começam a usar tornozeleiras eletrônicas a partir de domingo no Piauí


Presos começam a usar tornozeleiras a partir de domingoA partir do próximo domingo (12), terá início a implantação do sistema de monitoramento de presos piauienses através de tornozeleiras eletrônicas. Uma central de monitoramento será instalada e deve entrar em funcionamento no mesmo dia. O principal objetivo é desafogar o sistema carcerário do Estado.
Serão instaladas primeiramente 500 tornozeleiras, mas este número deve ser triplicado até o fim do ano, de acordo com a assessoria da Corregedoria do Tribunal de Justiça. As tornozeleiras funcionam como uma espécie de GPS, que permite a localização dos detentos em qualquer lugar do país. Assim, os presos poderão ser liberados das penitenciários.
Segundo a assessoria, a fase atual é a de finalização da central de monitoramento. A ação conta com o apoio do Governo do Estado.
A produção das tornozeleiras ocorre por meio de licitação. De acordo com Anselmo Portela, diretor de presídios da Secretaria Estadual de Justiça, serão beneficiados com o novo sistema os presos que estão em regime aberto.
No dia 14 de maio, começa o mutirão carcerário nos presídios do Estado. A operação ficará a cargo do Conselho Nacional de Justiç (CNJ). A finalidade do mutirão é a fiscalização dos presídios e das condições físicas e mentais dos detentos.

Fonte: Portal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário