terça-feira, 12 de maio de 2020

W. Dias pode decretar lockdown se ocupação de leitos passar de 50%

Publicada por: Francine Dutra

W. Dias pode decretar lockdown se ocupação de leitos passar de 50% Foto: Reprodução/Youtube
Nesta segunda-feira (11), o governador Wellington Dias realizou mais uma live junto com equipe da Secretaria de Estado da Saúde e o Instituto Amostragem, para mostrar o resultado da segunda etapa da pesquisa Covid-19 no Piauí.
Durante a transmissão, o governador do estado apresentou a taxa de infecção e um levantamento da ocupação de leitos na rede hospitalar. Diante dos dados, Dias anunciou que poderá adotar o lockdown se a ocupação dos leitos de covid-19 no Piauí ultrapassar 50%. "Na última reunião no Comitê Emergencial, aprovamos se no Piauí o número de leitos disponíveis tiver uma ocupação acima de 50% estaremos tratando do lockdown, nos lugares que estão puxando esta ocupação. A vida é nossa prioridade, vamos ter que trabalhar com as alternativas existentes", disse.
Wellington Dias ressaltou que não irá esperar o sistema de saúde entrar em colapso para tomar medidas mais severas.
Com junção de leitos de UTI e leitos de salas de estabilização com respiradores, o estado já possuí 42% dos leitos ocupados. Já sobre os dados apenas dos leitos de UTI o estado possui 38% de ocupação
Infectados de outros estados
Ainda em live o Secretário de Saúde do Piauí, afirmou que o Piauí possui infectados de outros estados. "Recebemos pacientes de outros estados, com situações mais críticas como Maranhão e Ceará, mas o percentual é abaixo de 20%" comenta.
O governador informou que até o momento esta sendo possível atender. "Estou em contato com os governadores do Maranhão e Ceará, principalmente, e estamos fazendo o possível para dar esse auxílio, e até o momento estamos tendo condições de receber esses pacientes, se permanecer abaixo desse percentual poderemos continuar ajudando", disse.
"Não podemos negar essa ajuda a outros estados, o Piauí não é uma ilha isolada, tudo que acontece fora do estado afeta o Piauí também", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário